Domingo, 21 de Abril de 2024

DólarR$ 5,20

EuroR$ 5,54

Santos

24ºC

Na sua Rua

Bertioga homenageia José de Anchieta em avenida

Pioneiro do cristianismo é considerado santo pelos católicos

Redação BS9

12/02/2022 - sábado às 05h00

Ele concedeu diversos milagres a moradores da região enquanto esteve por aqui - (foto: divulgação/PMB)

Em Bertioga, a avenida do Sesc (Serviço Social do Comércio) da cidade é bem representada. Isso porque traz o nome de ninguém menos que José de Anchieta, o padre jesuíta espanhol que foi um dos fundadores das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
 
A avenida é extensa. Com 12,5 km, ela começa no cruzamento com a Av. Vicente de Carvalho e vai terminar apenas na outra ponta da cidade, na Rua Eurico Masaru Matsutani. Repleta de comércios, é referência na cidade quando os moradores precisam encontrar alguma coisa.
 
Há pouco mais de seis anos, se transformou em um marco para o desenvolvimento do município, quando teve uma das maiores obras de mobilidade urbana da região, passando a ligar o Centro a sete bairros: Albatroz, Maitinga, Rio da Praia, Buriqui Costa Nativa, Jardim Raphael, Vista Linda e Indaiá.
 
Mas por que José de Anchieta foi o nome escolhido para representar uma avenida? Sua passagem pela região abrange muitas histórias, principalmente naquela região. Inclusive, muitas delas, estão relacionadas a milagres concedidos a moradores da cidade. Então, nada mais justo do que homenageá-lo, não é mesmo?
 
Quem foi Anchieta?
Nascido no dia 19 de março de 1534, em São Cristóvão da Laguna, nas ilhas Canárias, na Espanha, ele foi o autor da primeira gramática da língua tupi e um dos primeiros autores da literatura brasileira, para a qual compôs inúmeras peças teatrais e poemas de teor religioso, além de uma epopeia.
 
Considerado santo pela Igreja Católica, foi beatificado em 1980 pelo Papa João Paulo II e canonizado em 2014 pelo Papa Francisco. É conhecido como o Apóstolo do Brasil, por ter sido um dos pioneiros na introdução do cristianismo no país. Ele também é considerado o patrono da cadeira de número 1 da Academia Brasileira de Música.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HISTÓRIA

Quem é Francisco Manoel, que dá nome a rua no Jabaquara, em Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Luís Gama, patrono da Abolição da Escravidão do Brasil, que dá nome à rua de Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Ruy Barbosa, intelectual que dá nome a praça no centro de Santos?

2
Entre em nosso grupo