Segunda, 20 de Maio de 2024

DólarR$ 5,11

EuroR$ 5,55

Santos

21ºC

A sua Rua

Avenida em Praia Grande homenageia Dom Pedro II

Ex-imperador do Brasil assumiu o trono antes dos 15 anos de idade

Redação BS9

02/03/2022 - quarta às 05h00

Entre as casas e prédios residenciais, a via tem vários tipos empreendimentos comerciais - (foto: Google Maps)

Em Praia Grande, a avenida Dom Pedro II, que tem mão dupla, não é extensa. Tem apenas 1,2 quilômetros divididos em oito quadras, que começam na Av. Dr. Roberto de Almeira Vinhas e termina na Av. Pres. Castelo Branco.
 
Entre as casas e prédios residenciais, a via tem vários tipos empreendimentos comerciais: restaurantes, bares, sorveteria, pizzaria, imobiliária, farmácia, igreja evangélica, borracharia e, claro, um posto ipiranga, que tem em todo lugar.
 
Um pouco de história
Nascido em 2 de dezembro de 1825, no Palácio da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, Dom Pedro II era filho de Dom Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil, e da Imperatriz D. Maria Leopoldina.
 
Ele era o sétimo filho do casal, mas tornou-se herdeiro quando seus irmãos mais velhos, Miguel e João Carlos, morreram. Sua mãe faleceu quando ele tinha cerca de um ano de idade e seu pai o deixou com cinco anos, partindo para conquistar o trono português e falecendo quando ele tinha nove.
 
Por esse motivo, teve uma infância difícil, embora tenha recebido uma educação exemplar. Durante sua formação, teve aulas de artes, história, geografia, ciências naturais, letras, línguas, equitação e esgrima. Ficou a princípio sob a tutela de José Bonifácio de Andrade e Silva e, depois, de Manuel Inácio de Andrade Souto Maior, marquês de Itanhaém.
 
Devido as guerra civis ocorridas no período regencial, o grupo liberal manobrou para que a maioridade do príncipe seja antecipada. Por isso, ele assume o trono em 1840, pouco antes de completar 15 anos. Em 1843, casou-se com a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon, com quem teve quatro filhos: Afonso Pedro, Isabel, Leopoldina e Pedro Afonso
 
Dom Pedro II governou o Brasil durante 49 anos, entre 23 de julho de 1840 a 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada a República. Esse período ficou conhecido como Segundo Reinado. Durante seu governo, focou no desenvolvimento econômico e social do país, sendo construídas as primeiras linhas telegráficas e a primeira estrada de ferro do país.
 
No final de seu governo sofreu um golpe de Estado, no dia 15 de novembro de 1889, o que resultou no exílio na Europa. Após a instalação da república, foi obrigado a deixar o país e foi para Portugal com sua família. Ele morreu na França, mais especificamente em Paris, no dia 5 de dezembro de 1891, pouco depois de completar 66 anos.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A SUA RUA

Quem foi José Bonifácio?

HISTÓRIA

Quem foi Amador Bueno, administrador e proprietário de terras que dá nome à rua em Santos?

HISTÓRIA

Quem é Francisco Manoel, que dá nome a rua no Jabaquara, em Santos?

2
Entre em nosso grupo