Segunda, 20 de Maio de 2024

DólarR$ 5,11

EuroR$ 5,55

Santos

21ºC

Na sua Rua

Ana Costa foi homenageada pelo marido e virou avenida

Muita gente não sabe quem é a mulher que nomeia a via santista

Redação BS9

27/09/2022 - terça às 06h00

Uma das principais avenidas de Santos foi a primeira da cidade a ser asfaltada e a receber luz elétrica - (foto: divulgação/PMS)

As ruas da Baixada Santista, em sua maioria, trazem em seus nomes uma homenagem a grandes personalidades regionais ou até mesmo do País. Presidentes, professores, médicos... são vários os personagens. Mas você já se perguntou quem foram essas pessoas? Qual a história por trás de cada uma delas? Vamos começar essa série de matérias contando a história de 9 nomes de avenidas importantes, uma de cada cidade da Baixada.
 
Dona Ana Costa
Uma das principais avenidas de Santos (inclusive é o endereço do portal BS9) homenageia uma mulher e teve seu nome estabelecido em 1921. Nascida em Maricá, no Rio de Janeiro, veio para Santos depois de se casar com Mathias Casimiro Alberto da Costa, que era um latifundiário de origem portuguesa detentor de muitos terrenos na cidade.
 
Eles possuíam inclusive uma linha de bonde que circulava entre a Vila Mathias e o Gonzaga, fato inovador para a época. Mathias queria homenagear a esposa nomeando a avenida como Dona Ana Costa. Porém, foi assassinado em 1889, por dois desafetos, os irmãos Antônio e Olívio Batista de Lima, e a avenida acabou recebendo o nome da esposa para cumprir a vontade dele.
 
Mathias morreu aos 35 anos de idade, deixando a esposa Ana e cinco filhos. A notícia de sua morte abalou a cidade. Ele era visto como um grande empreendedor. O bairro Vila Mathias foi batizado em sua homenagem.
 
Após a morte do marido, Ana Costa voltou a se casar e chegou a morar novamente no Rio de Janeiro, falecendo em 1926. Uma curiosidade é que a avenida foi a primeira da cidade a ser asfaltada e a receber luz elétrica no início de 1900.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A SUA RUA

Quem foi José Bonifácio?

HISTÓRIA

Quem foi Amador Bueno, administrador e proprietário de terras que dá nome à rua em Santos?

HISTÓRIA

Quem é Francisco Manoel, que dá nome a rua no Jabaquara, em Santos?

2
Entre em nosso grupo