Domingo, 13 de Outubro de 2024

DólarR$ 5,61

EuroR$ 6,08

Santos

19ºC

Mundo

Potências assinam nota conjunta contra guerra nuclear

Países dizem que ninguém pode vencer uma guerra nuclear

Por Andrey Ostroukh - Agência Brasil

04/01/2022 - terça às 11h20

A declaração diz que os cinco países consideram que sua responsabilidade primária é evitar a guerra - Anton Vaganov/Reuters

China, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos e França declararam que uma expansão dos armamentos nucleares e uma guerra nuclear devem ser evitados, de acordo com uma nota conjunta emitida pelas cinco potências nucleares e publicada pelo Kremlin nesta segunda-feira, dia 3. 
 
A declaração diz que os cinco países - que são membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) - consideram que sua responsabilidade primária é evitar a guerra entre Estados nucleares e reduzir riscos estratégicos, enquanto buscam trabalhar com todos os países para criar uma atmosfera de segurança. 
 
"Afirmamos que uma guerra nuclear não pode ser vencida e não deve nunca ser disputada", afirma a versão do comunicado em inglês. 
 
"Como o uso de armas nucleares teria consequências vastas, também afirmamos que as armas nucleares - enquanto elas continuarem existindo - devem servir para propósitos defensivos, para impedir agressões e para prevenir a guerra." 
 
A França também publicou a nota, ressaltando que as cinco potências reiteraram suas determinações pelo controle de armamentos nucleares e pelo desarmamento. Os governos vão continuar abordagens bilaterais e multilaterais no controle de armamentos nucleares, diz a nota. 
 
O comunicado do grupo chamado de P5 ocorre num momento em que as relações bilaterais entre Estados Unidos e Rússia passam pela pior fase desde o fim da Guerra Fria, enquanto as relações entre Washington e Pequim também estão em baixa por conta de uma série de discordâncias.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

PROGRAMA ACREDITA

Saiba mais sobre programa que oferece crédito para pequenos negócios

INSS

Central de atendimento telefônico do INSS não funciona neste sábado

IBGE

IBGE diz que setor de serviços cai 0,4% em agosto

2
Entre em nosso grupo