Terça, 21 de Maio de 2024

DólarR$ 5,10

EuroR$ 5,54

Santos

20ºC

APOIO INTERNACIONAL

Ministro David Rutley anuncia apoio britânico ao Rio Grande do Sul

O Reino Unido reconhece a necessidade urgente de diálogo e ação para evitar desastres ambientais como este no futuro.

Robson de Castro

16/05/2024 - quinta às 17h11

O Ministro para Américas, Caribe e Territórios Ultramarinos do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, David Rutley, esteve no Brasil esta semana em visita oficial, e se reuniu com autoridades em Minas Gerais e Brasília para discutir temas fundamentais relacionados a defesa dos direitos de pessoas com deficiência, empoderamento feminino e transição energética. Em encontro com representantes do governo do Rio Grande do Sul, o Ministro anunciou, ainda, apoio britânico ao estado após as enchentes.  

 

Rutley se reuniu com o Secretário Executivo do Governo Estadual do Rio Grande do Sul, José Henrique Medeiros Pires, e o Deputado Gaúcho Alceu Moreira, para demonstrar pessoalmente seus sentimentos pelas vidas perdidas nas enchentes e anunciar um pacote de auxílios britânicos para a região, que inclui:  

 

  1. Apoio humanitário: Como um dos maiores financiadores do Start Fund, um fundo global que reúne doações de países e organizações para crises humanitárias, o Reino Unido apoiou a alocação de mais de 1.2 milhões de reais para fornecer ajuda humanitária em resposta às inundações no Brasil. 
  2. Trabalho conjunto com empresas britânicas no Brasil para apoiar seus esforços de doação. 
  3. Apoio à preparação digital do Brasil: O Reino Unido é um líder global no uso responsável da tecnologia digital para a melhoria da prontidão humanitária e das respostas a desastres. Por meio do nosso Programa de Acesso Digital contribuiremos para os esforços de prevenção e recuperação de futuras enchentes. Aproveitando as tecnologias digitais para reduzir as emissões, aumentar a resiliência, coletar dados em tempo real e monitorar o clima, a biodiversidade e os ecossistemas, nosso objetivo é complementar os esforços mais amplos do Reino Unido no enfrentamento das mudanças climáticas em parceria com o Brasil. Nosso trabalho inclui melhorar os Sistemas de Alerta Precoce, usar a tecnologia para avaliação de desastres e promover a sustentabilidade digital.

 

O Reino Unido reconhece a necessidade urgente de diálogo e ação para evitar desastres ambientais como este no futuro. Como parte de sua longa parceria com o Brasil na área ambiental, o Reino Unido tem investido continuamente em projetos de proteção ao meio ambiente, totalizando mais de 3 bilhões de reais investidos pelo Financiamento Internacional para o Clima (ICF) desde 2016.  

 

O Ministro falou sobre práticas sustentáveis em Belo Horizonte, onde pôde estreitar o relacionamento do governo britânico na região por meio de encontros importantes com entidades públicas e privadas:  

 

"O Brasil é um parceiro crucial para o Reino Unido, cuja voz e influência valorizamos no cenário mundial. Em minha segunda visita ministerial ao Brasil, consegui avançar em nossas prioridades compartilhadas em crescimento verde e inclusivo e cooperação regional. Enquanto esperamos comemorar 200 anos de relações diplomáticas no próximo ano, a amizade entre nossos países está mais forte do que nunca." – relatou o Ministro. 

 

Rutley é líder do governo britânico para pautas de pessoas com deficiência, e se encontrou com representantes da Secretaria Nacional dos Direitos para Pessoas com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, para compartilhar perspectivas do Reino Unido e do Brasil sobre a agenda internacional de inclusão de pessoas com deficiência. 

 

Em Brasília, participou ainda de uma reunião com a Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, liderada pela Deputada Benedita da Silva, para discutir questões de gênero e raça no Brasil, bem como para compartilhar prioridades do Reino Unido da Estratégia Internacional para Mulheres e Meninas, como o acesso de meninas a um sistema educacional de qualidade. 

 

Outros temas abordados durante a reunião incluíram a violência de gênero, a representação feminina em espaços políticos, e o empoderamento feminino. O encontro precede a visita da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados ao Reino Unido, em junho deste ano, para discutir a agenda de gênero. 

 

A visita do Ministro Rutley reforça o compromisso do Reino Unido em trabalhar em estreita colaboração com o Brasil e outros parceiros internacionais para enfrentar os desafios globais em áreas como clima, gênero e inclusão, e promover um futuro mais sustentável para todos.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CHUVAS

Mais de 900 pessoas deixam casas após chuvas em Santa Catarina

DESASTRES NATURAIS

43% dos municípios do país dizem não ter preparo para eventos climáticos extremos, aponta entidade

SAÚDE

Anvisa defende manutenção de marco regulatório para cannabis medicinal

2
Entre em nosso grupo