Domingo, 21 de Julho de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,01

Santos

17ºC

GUERRA UCRÂNIA x RÚSSIA

Ataque russo atinge hospital infantil e prédios residenciais na Ucrânia, diz Zelenski

O ataque principal, em Kiev, deixou dez mortos e 35 feridos.

Robson de Castro

09/07/2024 - terça às 15h11

Bombardeios com mísseis atingiram cidades de toda a Ucrânia e mataram ao menos 29 pessoas nesta segunda-feira (8). Um dos pontos mais afetados é o principal hospital infantil do país, na capital Kiev. Segundo as autoridades ucranianas, trata-se da ofensiva aérea mais mortal feita pela Rússia nos últimos meses.
O ataque principal, em Kiev, deixou dez mortos e 35 feridos. Duas horas depois, os destroços de outro bombardeio atingiram um segundo hospital da capital, matando outras quatro pessoas e ferindo três, de acordo com os serviços de emergência.
Em Krivii Rih, cidade natal do presidente Volodimir Zelenski, a ofensiva deixou 11 mortos e 40 feridos. No leste do país, os mísseis atingiram uma área industrial na cidade de Pokrovsk e mataram três pessoas, enquanto a cidade de Dnipro registrou uma morte.
"Terroristas russos mais uma vez lançaram um grande ataque de mísseis contra a Ucrânia, em diferentes cidades —Kiev, Dnipro, Krivii Rih, Sloviansk, Kramatorsk. Mais de 40 mísseis de vários tipos danificaram edifícios, infraestrutura e um hospital infantil", escreveu o presidente Volodimir Zelenski, no X (ex-Twitter).
"A Rússia não pode alegar ignorância sobre onde seus mísseis estão voando e deve ser responsabilizada por todos os seus crimes contra pessoas, contra crianças, contra a humanidade em geral. É muito importante que o mundo não permaneça em silêncio sobre isso agora, e que todos vejam o que a Rússia é e o que está fazendo", escreveu.
Zelenskiy disse que há várias pessoas presas sob os escombros do hospital infantil. "Há pessoas sob os escombros e ainda não se sabe o número exato de vítimas. Neste momento, todos estão ajudando a limpar os escombros, tanto médicos quanto ", afirmou.
Repórteres da AFP informaram que uma densa fumaça cobria Kiev durante a manhã
O prefeito, Vitali Klitschko, declarou que em dois bairros do centro da cidade caíram fragmentos de mísseis derrubados pela defesa antiaérea e que os serviços de resgate foram enviados para a área.

 

FOLHAPRESS

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

USA

Kamala pede união ao Partido Democrata para derrotar Donald Trump

ALERTA

GSI emite alerta com orientações sobre apagão cibernético

TSE

Brasil terá 155 milhões de eleitores nas eleições municipais deste ano

2
Entre em nosso grupo