Sexta, 19 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,32

EuroR$ 6,25

Santos

22ºC

VLT EM SANTOS

Vistoria libera início do 2º trecho do VLT em Santos para este semestre

Uma vistoria técnica no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) marcou mais um passo rumo à operação comercial do segundo trecho, em Santos, entre a Avenida Conselheiro Nébias e Valongo, prevista para começar ainda neste semestre

Da Redação

19/09/2025 - sexta às 18h11

O evento ocorreu nesta sexta-feira (19) e contou com a presença de representantes da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), BR Mobilidade, prefeituras de Santos e São Vicente e CET-Santos.


O VLT encontra-se atualmente na fase de testes da via permanente e da rede aérea, etapas essenciais antes da implantação dos sistemas operacionais. Também estão senso concluídas as instalações dos sistemas de energia, controle semafórico, telecomunicações e sinalização. Estes avanços permitirão o início da operação com passageiros ainda no segundo semestre, por parte da concessionária.


"A operação será implantada de formas gradual e evolutiva, garantindo um início seguro e integrado com os demais modais e com o fluxo de pedestres no novo trecho", destacou André Isper, diretor-presidente da Artesp.


Durante a vistoria, os representantes percorreram dois trajetos: primeiro, até as obras da Ponte A Tribuna, na Estação Barreiros, em São Vicente, que dará acesso ao futuro Trecho 3 (Barreiros/Samaritá). Essa extensão será estratégica para ligar a Área Continental de São Vicente diretamente a Santos por meio do VLT.


Em seguida, a viagem seguiu pelo segundo trecho, até o Centro/Valongo, onde foi visitado o local que receberá uma das subestações de energia do sistema.


"Um mês antes da entrega comercial do VLT, a CET estará promovendo campanhas educativas voltadas a motoristas, comerciantes e à população em geral no circuito do sistema, orientando para que os veículos não parem mais sobre os trilhos. Este trabalho será essencial para que o VLT possa fazer seu trajeto com tranquilidade e segurança", afirmou Antônio Carlos Silva Gonçalves, diretor-presidente da CET-Santos.


DOZE PARADAS

Nos 8 km de extensão, a segunda linha do VLT terá 12 pontos de embarque e desembarque, com estações próximas a locais de interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.


Os VLTs proporcionam um transporte confortável, elétrico, seguro, silencioso, rápido e não poluente. Quando estiver em plena operação, a nova linha vai contribuir para reduzir o número de carros em circulação, proporcionando melhorias no trânsito.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OBRAS

Obras da ciclovia da Av Tupiniquins avançam, e Ponte Pênsil tem interdições na próxima semana

SEGURANÇA PÚBLICA

Guarda Civil de Santos captura homem foragido da Justiça

DISCUSSÃO NACIONAL

"PEC da Blindagem é uma aberração", diz Paulo Alexandre Barbosa

2
Entre em nosso grupo