ASFALTO NOVO EM SANTOS
Rua Caramuru é a 20ª do Estuário a receber renovação asfáltica, concluindo projeto da Prefeitura com drenagem, novos meios-fios e 601,88 m² de calçadas acessíveis
Da Redação
10/09/2025 - quarta às 06h00
Ela também ganhou uma nova boca de lobo e as duas existentes foram limpas e desobstruídas.
Essa é a 23ª rua do bairro beneficiada pelas obras, serviço concluído no final de semana. As últimas ruas a serem atendidas pelo projeto são a Bernardo Browne, com 80% de nova pavimentação; Octávio Corrêa, com 60%, e a Liberdade, com 40% de renovação asfáltica.
"A finalização dos trabalhos nessas ruas depende da Sabesp, que está substituindo a rede coletora de esgotos", afirmou o secretário Fabrício Cardoso, titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra). Os trabalhos de substituição da tubulação já terminaram no trecho da Otávio Corrêa entre Raposo de Almeida e Moema, e na Bernardo Browne, da Felippe Camarão à Joaquim Montenegro.
Também já foram finalizadas as obras na Liberdade, da Joaquim Montenegro à Cipriano Barata. A Sabesp concluiu a substituição dos coletores de esgoto na Rua Moema e, no momento, está executando o mesmo serviço no trecho da Bernardo Browne entre a Joaquim Montenegro e a Mário Covas Jr.. "Terminando essa obra, essas duas ruas serão as próximas a receber nova pavimentação".
Na sequência, a Sabesp inicia a troca da tubulação no trecho da Liberdade, entre a Joaquim Montenegro e a Afonso Pena, liberando-o para a pavimentação posterior.
CALÇADAS
De acordo com o técnico em edificações Marco Antonio Vieira, da equipe responsável pelo acompanhamento e supervisão do projeto de melhorias nas 26 vias do Estuário, já dispõem de calçadas acessíveis as ruas Felipe Camarão, Moema, Bernardo Browne (entre Joaquim Montenegro e Mário Covas Jr.) e Liberdade, da Afonso Pena até Moema.
"A empreiteira está trabalhando, no momento, na Cipriano Barata, e segue depois para a Octávio Corrêa, entre a Joaquim Montenegro e a Moema".
PAVIMENTAÇÃO
A renovação asfáltica atenderá ainda as ruas Liberdade e Felipe Camarão, e os trechos de ruas entre a Joaquim Montenegro e a Mário Covas Jr., conforme adiantou Marco Vieira.
Os serviços já foram finalizados na Praça Visconde de Ouro Preto e nas vias Luiz de Mattos, Gastão de Moraes, Francisco Alves, João de Lima Rolland, Raposo de Almeida, José Olivar, Alexandre Martins e Aristides Cabrera da Silva. E ainda: Constâncio Sampaio, Emídio de Souza, Evaristo Machado Neto, José Knudsen, Francisco de Paula Ribeiro, Voluntários da Pátria, Marambaia, Lacerda Franco, Tenente Antônio João e João de Barros.
PROJETO
O projeto prevê 42.093m² de passeios acessíveis e a aplicação, em 53.728m², de 2.686m³ de Concreto Betuminoso Usinado a Quente.Essa frente de trabalho envolve também a instalação de 350m de tubulações de 500 milímetros para melhorar a captação da água pluvial em pontos previamente identificados, reparos em bocas de lobo e sarjetas, limpeza das galerias e renivelamento de poços de visita.O projeto se completa com o plantio de 283 árvores nas vias beneficiadas
INVESTIMENTO
As obras nas 26 ruas e na Praça Visconde de Ouro Preto estão a cargo da empresa Sabino Comércio e Empreiteira, vencedora da concorrência pública, com prazo de conclusão em junho.O investimento é de R$ 18.177.275,40, sendo R$ 14.993.215,48 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, do Estado, e o restante, do orçamento municipal.
Deixe a sua opinião
ver todos