SERVIDOR INFORMADO
A prevenção e o cuidado com a saúde emocional foram os principais temas da palestra 'Relacionamento Abusivo', realizada na tarde desta quarta-feira (17), no auditório do Paço Municipal
Da Redação
17/09/2025 - quarta às 18h00
A atividade fez parte da programação da 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) Educação 'Edison Vicente Silvino', promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) Setorial Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
Conduzida pela psicóloga Luciana França, da Coordenadoria da Medicina do Trabalho da Secretaria de Finanças e Gestão (Sefin), a palestra abordou questões fundamentais sobre relacionamentos tóxicos e abusivos, com destaque para o perfil de pessoas com traços narcisistas e os impactos psicológicos vivenciados pelas vítimas.
Durante o encontro, a especialista explicou por que muitas pessoas permanecem em relações prejudiciais à saúde emocional e baixa autoestima, detalhando as fases de abuso de um narcisista, mecanismos de manipulação e dependência emocional. "Relacionamentos abusivos nem sempre começam com violência evidente, o narcisista, aquelas pessoas que cresceram achando que podem tudo, mostram manipulação e falta de empatia".
Foram apresentadas também estratégias de enfrentamento e autocuidado em saúde mental, além da importância de procurar apoio especializado. A psicóloga destacou ainda os caminhos para buscar ajuda profissional, quando acessar a rede e os principais impactos psicológicos da relação.
PROGRAMAÇÃO
A atividade fez parte de um conjunto de 13 palestras e vivências promovidas ao longo da semana, sendo 11 presenciais e duas online transmitidas pelo YouTube, como parte da 36ª Semana da Educação Paulo Freire. A expectativa é alcançar cerca de 700 servidores da Secretaria Municipal de Educação, demais funcionários da Prefeitura de Santos e profissionais de entidades subvencionadas. Com o tema 'Educar e acolher: aprender a cuidar das emoções e saúde no trabalho', a 14ª Sipat Educação reforça a importância da promoção da saúde emocional e da construção de ambientes profissionais mais seguros e acolhedores.
A programação segue até sexta-feira (19), com diversas ações voltadas à saúde, segurança, qualidade de vida e combate ao assédio.
Deixe a sua opinião
ver todos