Quarta, 17 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,31

EuroR$ 6,27

Santos

21ºC

EDUCAÇÃO

São Vicente registra maior ampliação de vagas em escolas de tempo integral na Baixada Santista

Programa do Ministério da Educação aponta que número de vagas na Cidade foi o que mais cresceu no período 2024/2025, com 35,8% de toda região

Da Redação

17/09/2025 - quarta às 18h00

Um levantamento do Programa Escola em Tempo Integral aponta São Vicente como o município da Baixada Santista com maior crescimento no número de vagas em unidades de ensino em tempo integral. De acordo com os dados, a cidade ampliou em 1.043 vagas para estudantes de 4 a 11 anos, quase o dobro em relação à segunda colocada, Praia Grande, cujo aumento foi de 563 matrículas. Na sequência do ranking aparecem Cubatão (315 matrículas a mais), Santos (301), Bertioga (255), Guarujá (250) e Mongaguá (183).


A análise mostra, ainda, que São Vicente concentra 35,8% de todas as matrículas acrescidas nas unidades de tempo integral da região, reforçando o papel da cidade como destaque no programa educacional.
Secretária de Educação do Município, Michelle Paraguai ressaltou a importância da jornada escolar ampliada.


"Estamos comprometidos em oferecer cada vez mais oportunidades de aprendizado que considerem as necessidades físicas, emocionais e cognitivas de cada aluno. Queremos garantir que nossas escolas sejam espaços acolhedores que promovam crescimento, criatividade e inclusão".


Na Primeira Cidade do Brasil, o ensino em tempo integral já conta com sete unidades: AMEI Rei Pelé (Samaritá); AMEIs Narizinho, Visconde e Emília (Tancredo); AMEI Vera Lúcia Machado Massis (Náutica); AMEI Duque de Caxias (Jardim Guaçu) e AMEI Maria de Lourdes Batista (Parque São Vicente).  


"O impacto é muito positivo não apenas na vida da criança, mas, também, de toda a família, que, assim, pode trabalhar e estudar, sabendo que seu filho ou filha está sendo bem cuidado, num lugar que estimula o aprendizado, com boa alimentação e atividades lúdicas. Cuidar da criança é cuidar da família e cuidar do futuro", pontua o prefeito Kayo Amado.


Criado em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC), o "Escola em Tempo Integral" se trata de uma política pública que busca ampliar a jornada escolar dos estudantes da educação básica, especialmente nas redes públicas (estaduais e municipais). Considera-se tempo integral a permanência do aluno por, no mínimo, 7 horas por dia na escola, com atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de apoio ao aprendizado.


Entre os principais objetivos da jornada escolar ampliada, estão garantir mais tempo de aprendizagem em português e matemática; ampliar o acesso a atividades artísticas, culturais, tecnológicas e esportivas; promover o desenvolvimento integral dos estudantes (cognitivo, físico, social e emocional) e reduzir desigualdades educacionais. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OBRAS E RECUPERAÇÕES

Prefeitura de Bertioga inicia pavimentação de seis ruas no bairro Chácaras

EDUCAÇÃO

Vereador Topete pede a contratação de professores substitutos para suprir demanda da educação

SUSTENTABILIDADE CRIATIVA

Ecofábrica da Zona Noroeste leva sustentabilidade para a Primavera Criativa, em Santos

2
Entre em nosso grupo