INVESTIMENTOS PÚBLICOS
Conquista é fruto de investimentos em infraestrutura e qualidade de vida; pesquisa avalia 100 maiores municípios do País
Da Redação
20/07/2025 - domingo às 12h50
Investimento em saneamento básico é qualidade de vida e dignidade. Em São Vicente, esse trabalho tem gerado frutos que começam a ser colhidos. Nesta semana, o instituto Trata Brasil divulgou os dados do Ranking Nacional de Saneamento Básico, estudo cujos resultados apontam o Município como uma das cinco cidades com maior variação positiva na oferta de esgoto em todo o País. Na prática, o Município saltou da 46ª para a 34ª colocação, subindo 12 posições.
A variação positiva é consequência de um alto investimento realizado no Município, contabilizando, no período de realização do estudo (quatro anos), recurso de R$264 milhões destinados a saneamento básico. Em virtude desse trabalho, a Cidade atingiu consideráveis índices de contemplação, com 93,6% da população obtendo acesso à rede de água e 92% com acesso a esgoto. Vale ressaltar, também, o trabalho de captação de cerca de 75% do esgoto para, posteriormente, ser devolvido ao meio ambiente.
Com base nos dados da ferramenta disponibilizada pelo Trata Brasil, o Município e os órgãos competentes traçam o planejamento e gestão dos investimentos futuros, visto que o ranking oferece um diagnóstico detalhado, apontando os pontos fortes e as áreas que requerem mais atenção. Além disso, os dados permitem que o Município e as concessionárias responsáveis pela destinação de esgoto direcionem melhor as políticas públicas para as regiões com maior índice de vulnerabilidade.
"O principal objetivo para os próximos anos é a universalização dos serviços, alinhada ao Novo Marco Legal do Saneamento. Como nossa cidade já supera a meta de cobertura de coleta e tratamento de esgoto até 2033, que é de 90%, o foco principal é manter e expandir a rede para novas áreas de ocupação, garantindo, principalmente, que todo o esgoto coletado seja efetivamente tratado", detalha a secretária de Meio Ambiente, Flávia Ramacciotti.
Ranking Nacional de Saneamento - A pesquisa realiza amplo monitoramento referente à oferta de esgoto nos 100 maiores municípios do Brasil e, diante disso, traça um diagnóstico que norteia as cidades a buscarem alternativas junto às esferas estadual e federal, além da iniciativa privada.
A fonte utilizada para os dados é o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
Deixe a sua opinião
ver todos