Sábado, 04 de Maio de 2024

DólarR$ 5,07

EuroR$ 5,45

Santos

23ºC

SEGURANÇA

Projeto ensina alunos de Santos a evitar acidentes elétricos com pipas

O primeiro encontro contou com a participação de autoridades parceiras para conversar e tirar as dúvidas dos estudantes, simulações de possíveis acidentes causados pelo uso incorreto da pipa e o incentivo à sustentabilidade

da Prefeitura de Santos

24/04/2024 - quarta às 16h49

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - PMS

A primeira palestra de 2024 do projeto Uso Consciente de Pipas, nesta quarta-feira (24), atraiu 215 alunos do Núcleo de Educação Integral Zona Noroeste II. Com o objetivo de conscientizar sobre a utilização indevida de linhas cortantes, a iniciativa beneficiará mais de 7 mil estudantes de núcleos e escolas da rede municipal de Santos.

O primeiro encontro contou com a participação de autoridades parceiras para conversar e tirar as dúvidas dos estudantes, simulações de possíveis acidentes causados pelo uso incorreto da pipa e o incentivo à sustentabilidade. 

Os eletricistas Paulo Ricardo Ramos e Leandro Bertolino da Silva, da CPFL Energia, apresentaram uma maquete de fiação para os alunos e simularam acidentes de curto-circuito. "Por meio dos Programas Guardião da Vida e Uso Consciente de Pipa, a CPFL conscientiza as crianças no dia a dia sobre os riscos que as linhas com cortantes têm. Informar os locais corretos em que eles podem soltar pipas e os cuidados que precisam ter são coisas fundamentais para prevenir e saber como agir em casos de acidentes com a rede elétrica. Com essa compreensão, eles se tornam multiplicadores do conhecimento", ressaltou Paulo.

Os alunos Benjamim Bispo e Carlos Henrique dos Santos, ambos de 8 anos, entenderam que não podem fazer o uso de linhas cortantes. "Não empino muita pipa, mesmo achando legal. Algumas pessoas não entendem o perigo que podem causar e acabar machucando o dedo ou até mesmo outra pessoa", comentou Benjamin. 

Já Carlos alertou sobre os perigos: "precisamos ter cuidado com algumas brincadeiras, porque podem causar acidentes graves".

PROJETO

A ação, desenvolvida há mais de 10 anos, é realizada pela Secretaria de Educação (Seduc) em parceria com a CPFL Energia, Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros e Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O responsável pelo projeto na Seduc, Aldemir de Lima, explicou como funcionará a abordagem nas unidades escolares. "Os estudantes vão participar de palestras interativas e educativas sobre o uso das pipas, com exemplos práticos e impactantes. Muito importante que eles saibam dos perigos e aprendam a brincar de maneira consciente, sem a utilização do cerol e em locais seguros. Neste ano, teremos oficinas para que os pais e responsáveis também tenham conscientização sobre as linhas".

O projeto está alinhado com a lei municipal 1.649/97 e a lei estadual 12.192/2006, que dispõem sobre a proibição do uso do cerol e materiais cortantes nas linhas das pipas. 

O subcomandante da GCM, Marcelo dos Santos Silva, esteve presente para orientar os alunos. "A atuação da Guarda Civil Municipal dentro das unidades escolares tem a intenção de ser o mais transparente possível quanto à legislação municipal e os perigos do cerol e outros artifícios de uso cortante. Temos uma equipe de seis guardas que fazem estas palestras para informar tanto as crianças quanto os pais e funcionários das escolas".

ECOFÁBRICA

A Ecofábrica da Zona Noroeste passou a receber carreteis de linhas com cerol apreendidos para serem transformados em vasos, em uma parceria com o projeto Uso Consciente de Pipas.

O coordenador da Ecofábrica, Anderson de Oliveira Camargo, participou do evento e organizou uma exposição do trabalho realizado. "Os carreteis, quando são apreendidos, ficam inutilizáveis e a ideia é mostrar aos alunos que podemos dar outro sentido à utilização desses materiais, dando vida a espaços com vasos e flores".

A Ecofábrica fica localizada na Av. Nossa Senhora de Fátima, 454 – Chico de Paula, e realiza visitas monitoradas de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

VILA SÔNIA

Famílias do Núcleo Vila Izabel, de PG, receberão título do programa Dono do Lote

PLANEJAMENTO

Praia Grande recebe Selo CSC GovTech por boas práticas de governança e inovação

PROGRAMA

Show gratuito do Grupo Regional da Vila acontece hoje em Santos

2
Entre em nosso grupo