Segunda, 24 de Junho de 2024

DólarR$ 5,38

EuroR$ 5,78

Santos

31ºC

EVENTO

Procor SV fala sobre ações de combate ao racismo nas escolas a universitários de Santos

Medidas positivas da rede municipal de São Vicente serão apresentadas a alunos dos cursos de licenciatura da UniSantos na noite de segunda-feira (27)

Robson de Castro

27/05/2024 - segunda às 12h00

Os alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Católica de Santos (UniSantos) assistem na segunda-feira (27) à apresentação da equipe do Programa "Somos Muitas Cores" (Procor), que levará ao conhecimento dos futuros professores todas as ações de combate étnico-racial promovidas na rede municipal de São Vicente. Com início marcado para às 20h, o encontro será no auditório da universidade, reunindo os cursistas de pedagogia, letras, história, matemática e ciências biológicas.

 

"Fomos convidados pela Universidade para mostrar como está sendo a implementação do Procor nas escolas, com várias conquistas neste primeiro ano de atuação", adianta a assessora pedagógica Patrícia Ramos. Entre os temas explanados, estão a campanha de autodeclaração de raça/cor nas unidades; a reestruturação do currículo, já em desenvolvimento; a importância de incluir o Procor no Projeto Político-pedagógico (PPP) para adoção de ações permanentes na escola; a elaboração de protocolo antirracista, entre demais conquistas e propostas futuras. 

 

"Enfim, vamos contar o que São Vicente está realizando em conformidade à legislação", completa Patrícia, referindo-se às leis 10.639 e 11.645, que regulamentam a inclusão da 'História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena' na educação básica do Brasil. 

 

A UniSantos fica na Avenida Conselheiro Nébias, 300 (Vila Mathias - Santos) - Campus Dom Idílio José Soares.

 

PROCOR - Iniciada em 2023, a iniciativa da Seduc visa abordar a discussão do preconceito étnico-racial para toda a comunidade escolar, com realização de trilhas formativas com profissionais da educação para a discussão de temas como construção de identidade e redes para a equidade, garantia de direitos e educação antirracista. "Com o Procor mostrarmos uma realidade que nem sempre é abordada nas escolas. São erros que precisam ser corrigidos. Precisamos aceitar que o Brasil, sim, é um país racista", afirmou a secretária de Educação, Nivea Marsili.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

Carreta da mamografia com exames gratuitos inicia atendimento em Bertioga nesta terça (25)

SAÚDE

Novo Centro de Especialidades Odontológicas de Guarujá será entregue no dia 25

EVENTO

Festival une meio ambiente, cultura, moda, empreendedorismo e tradição em Cubatão

2
Entre em nosso grupo