Terça, 09 de Junho de 2026

DólarR$ 5,20

EuroR$ 6,00

Santos

26ºC

PETS

Prefeitura orienta população sobre como agir ao encontrar animais em situação de abandono

Munícipes devem acionar equipe especializada em casos de animais feridos, sem tutor ou que ofereçam risco

Da Redação

09/05/2026 - sábado às 10h00

A Prefeitura de São Vicente orienta a população sobre os procedimentos adequados ao encontrar animais em situação de abandono nas ruas da Cidade, especialmente cães de grande porte. A recomendação é que a população evite recolher o animal sem avaliação prévia de profissionais especializados, principalmente em casos que envolvam risco, ferimentos ou necessidade de atendimento veterinário.



Ao identificar um animal aparentemente abandonado, com sinais de fratura, hemorragia ou outros ferimentos, o munícipe deve acionar a Unidade Básica de Saúde Animal (Ubasa) Centro, responsável pelo resgate e atendimento médico-veterinário desses casos.



O serviço também atende situações envolvendo animais sem tutor definido que ofereçam risco à população ou necessitem de cuidados clínicos. A orientação é não tentar manipular o animal sem apoio técnico, evitando acidentes e garantindo segurança tanto para o munícipe quanto para o próprio animal.



Após o resgate, o animal passa por avaliação e atendimento veterinário na unidade. Em seguida, permanece sob acompanhamento até estar apto para adoção. Nos casos em que não houver adoção e o animal estiver saudável, ele poderá ser reintegrado ao local de origem.



Atendimento


O atendimento da Ubasa Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, pelo telefone (13) 2028-0523. A unidade está localizada na Rua Catalão, 530, Vila Voturuá.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CURSO

Começam as aulas do 'Caminho da Capacitação', Programa do Fundo Social de Cubatão

EVENTO

Crianças de escola de São Vicente conquistam 1º lugar em festival de dança em Santos

EVENTO

Revelando SP Iguape recebe 62 mil pessoas e encerra edição 2026

2
Entre em nosso grupo