Sexta, 26 de Junho de 2026

DólarR$ 5,18

EuroR$ 5,90

Santos

17ºC

DRENAGEM

Prefeitura de Mongaguá e Governo do Estado se unem por projetos de combate a enchentes

Durante a reunião, a Prefeitura apresentou as principais demandas do município, com destaque para a necessidade de desobstrução do curso das águas dos rios Bichoró e Aguapeú

Da Redação

12/01/2026 - segunda às 10h30

Comitiva do Governo do Estado esteve em Mongaguá nesta sexta-feira (09/01) para alinhar junto com a Prefeitura tratativas relacionadas a projetos de combate a enchentes, com foco na limpeza de rios, obras de microdrenagem e outras intervenções estruturais voltadas à prevenção de alagamentos no município. 
 

A iniciativa busca reduzir os impactos de chuvas intensas, como as registradas no último dia 4 de janeiro, que deixaram mais de 90 pessoas desabrigadas e causaram prejuízos patrimoniais em diversos bairros da cidade.
 

A comitiva estadual foi liderada pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e pelo chefe de Gabinete da Casa Militar e Defesa Civil, tenente-coronel PM Rinaldo de Araújo Monteiro. O grupo foi recepcionado pela prefeita Cristina Wiazowski, acompanhada por secretários e técnicos da Administração Municipal.
 

Durante a reunião, a Prefeitura apresentou as principais demandas do município, com destaque para a necessidade de desobstrução do curso das águas dos rios Bichoró e Aguapeú, no trecho que vai da confluência com o Rio Mineiro até a divisa com Itanhaém.
 

De acordo com a prefeita Cristina Wiazowski, a intervenção é essencial para garantir maior vazão das águas e evitar refluxos, reduzindo os impactos das chuvas sobre comunidades localizadas em áreas mais vulneráveis, como Vila Operária, Vera Cruz e Agenor de Campos.
 

Também foi solicitada a limpeza do córrego Barranco Alto, que atualmente apresenta densa vegetação ao longo de seu leito, dificultando o escoamento das águas e ampliando o risco de alagamentos nos bairros Jussara, Agenor de Campos, Itaguaí e Flórida-Mirim.
 

A Administração Municipal avalia que a utilização de uma máquina anfíbia pode viabilizar a execução adequada dos serviços de limpeza dos rios e córregos.
 

Ainda durante o encontro, a secretária Natália Resende solicitou ao diretor da SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo), Nelson de Campos Lima, que estude a viabilidade técnica da iniciativa e avalie a execução das intervenções no menor prazo possível.
 

Paralelamente, o tenente-coronel PM Rinaldo de Araújo Monteiro afirmou que a Defesa Civil do Estado manterá suporte imediato ao município, além de viabilizar ações emergenciais de limpeza dos rios.

 

Falta d'água - Aproveitando a presença da Superintendente Regional da Sabesp, Olivia Pompeu Coelho, e do gestor de Relações Institucionais da companhia, João Paulo Papa, a prefeita Cristina Wiazowski também solicitou apoio do Estado para projetos de infraestrutura e recursos complementares com o objetivo de evitar novos problemas de abastecimento de água, como os registrados nos primeiros dias de 2026.
 

Ao final da agenda, a prefeita e os integrantes da comitiva estadual realizaram um sobrevoo de helicóptero em trechos dos rios citados, para avaliação técnica das áreas discutidas durante a reunião.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

FESTA JUNINA

Com público ultrapassando a marca de 45 mil, Vila Junina de PG entra em sua última semana

EVENTO

Guarujá comemora de 92 anos com show de Dudu Nobre neste domingo (28) na Praça 14 Bis

INFRAESTRUTURA

Prefeito de Guarujá assina ordem de serviço para a construção da pista de skate

2
Entre em nosso grupo