DIREITOS HUMANOS
Espaço reúne poder público e sociedade civil para fortalecer os direitos humanos no município
Da Redação
18/09/2025 - quinta às 09h24
A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e dos Direitos Humanos, realiza nesta quinta (18) a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos de Cubatão. O evento acontece das 13h30 às 18h, na OAB Cubatão (Av. Joaquim Miguel Couto, 696), e representa um marco para o município.
Com o tema central "Cubatão na Defesa da Cidadania: Consolidando a Democracia e os Direitos Humanos", a conferência tem como objetivos avaliar a situação dos direitos humanos no município, propor diretrizes para novas políticas públicas, promover a articulação entre poder público e sociedade civil e eleger os delegados que representarão a cidade na etapa estadual da conferência.
A programação será organizada em torno de eixos temáticos nacionais, que discutem desde o enfrentamento de violações e retrocessos até a igualdade, justiça social, democracia, participação popular e justiça climática. A iniciativa segue o alinhamento com a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, cujo lema é "Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: Consolidar a Democracia, Resistir aos Retrocessos e Avançar na Garantia de Direitos para Todas as Pessoas".
A secretária municipal da Mulher e dos Direitos Humanos, Jaqueline Barbosa, destaca que a importância da iniciativa. " A conferência é um espaço democrático fundamental para ouvir a população, movimentos sociais e especialistas, transformando essas vozes em propostas concretas para a cidade", afirma.
A participação é aberta a toda a comunidade, reforçando o compromisso de Cubatão em construir políticas públicas inclusivas, baseadas na defesa da cidadania e no respeito à dignidade humana.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda2030 englobando todos os ODS. Conheça os ODS propostos em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Deixe a sua opinião
ver todos