Domingo, 26 de Maio de 2024

DólarR$ 5,16

EuroR$ 5,60

Santos

18ºC

NA PRAIA GRANDE

Palácio das Artes apresenta quatro exposições a partir desta quinta (16)

Exposições gratuitas fazem parte da 7ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande

Robson de Castro

15/05/2024 - quarta às 15h25

A partir desta quinta, o Palácio das Artes contará com quatro exposições que estarão abertas ao público. São elas: Contos e Encantos Caiçaras, O Descanso da Pesca, Revivendo o Passado, Refletido no Presente e a Exposição Harmonia Caiçara, que buscam contar um pouco mais sobre a história do município e da cultura caiçara em si. A visitação estará aberta até o dia 31 de maio (terça a sexta e domingo – das 14h às 17h, e sábado, das 14h às 19h), com entrada gratuita.

 

O Museu da Cidade vai receber a exposição Revivendo o Passado, Refletido no Presente, do próprio acervo do Museu. Tendo como tema Redescobrindo Tesouros, o objetivo da mostra é evidenciar um pouco mais da história da Cidade e como os personagens Circe Sanchez Toschi, Ézio DallAcqua Júnior, Leopoldo Estasio Vanderlinde e Graziella Diaz Sterque foram importantes na construção de Praia Grande, proporcionando aos visitantes uma viagem ao passado e destacando como as decisões tomadas lá atrás moldaram a identidade local. As fotos e os documentos ajudam na imersão do público, melhorando ainda mais a experiência dos visitantes.

 

“Decidimos anteceder a data de início das exposições em relação à semana da Cultura Caiçara, justamente para que os visitantes disponham de mais tempo para prestigiar a arte local. É de grande importância a participação de todos, como forma de valorizar os artistas locais e as iniciativas do Museu da cidade”, afirma o secretário de Cultura e Turismo Mauricio Petiz.

 

Na Galeria de Artes Nilton Zanotti, o público terá acesso à exposição Contos e Encantos Caiçaras, onde o artista Marcelo Cica irá contar um pouco mais da cultura, história e do dia a dia do povo caiçara através de charges e cartoons. De forma mais animada, Marcelo busca prender a atenção do público de todas as idades.

 

No Hall superior do Palácio está localizada a exposição O Descanso da Pesca, da fotógrafa Fernanda Morbeck, que busca retratar, através de suas fotografias, os materiais dos pescadores do mercado da cidade, no bairro Canto do Forte, que madrugam para pescar todos os dias e depositam na pesca todo o seu viver.

 

Será possível apreciar também a obra do artista José João Gobbo, idealizador da Exposição Harmonia Caiçara, que apresenta uma obra que se utiliza das ferramentas agrícolas usadas na subsistência do povo caiçara para dar vida ao mural, localizado no Hall superior.

 

Endereço - O Palácio das Artes fica na Av. Pres. Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão. O local possui estacionamento gratuito com capacidade para 70 veículos.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EDUCAÇÃO

Brincadeiras africanas e indígenas integram Semana do Brincar em São Vicente

EMPREENDEDORISMO

Feito em Santos: artesã comemora chance de ampliar os negócios e ver produtos indo para o Exterior

TRÂNSITO

Santos reinaugura 'minicidade' educativa e anuncia criação da Escola Pública de Trânsito

2
Entre em nosso grupo