Domingo, 07 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

19ºC

LINHA AMARELA

Obras do novo Pronto-Socorro Central Temporário são iniciadas em São Vicente

"O Crei vai ter fim, vai ser demolido, e para que isso aconteça e nós possamos construir a nova Unidade de Pronto Atendimento Central, nos moldes do PS do Rio Branco, na Área Continental, precisamos primeiro estruturar esse espaço"

da Prefeitura de São Vicente

01/09/2023 - sexta às 00h01

Situada na Linha Amarela, unidade atenderá provisoriamente no lugar do Crei, que será demolido para a construção de uma nova e moderna Unidade de Pronto Atendimento Central - PMSV

Os dias de funcionamento do Crei estão contados. A unidade, que se tornou sinônimo de problemas estruturais e ausência de equipamentos, será, em breve, desativada para a construção de uma moderna Unidade de Pronto Atendimento Central. Para que isso aconteça, é necessário que o atendimento da atual rede de urgência e emergência seja deslocado para um outro local. Nesta semana, o prédio situado na Avenida Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, na Linha Amarela, onde provisoriamente funcionará o novo Pronto-Socorro Central, começou a receber as obras. 

Ao lado da vice-prefeita Sandra Conti e da secretária da Saúde, Michelle Santos, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, visitou o local e salientou a importância do processo gradual de desmobilização do Crei para que todas as demandas sejam atendidas corretamente. "O Crei vai ter fim, vai ser demolido, e para que isso aconteça e nós possamos construir a nova Unidade de Pronto Atendimento Central, nos moldes do PS do Rio Branco, na Área Continental, precisamos primeiro estruturar esse espaço. É exatamente isso que estamos fazendo. O novo Pronto-Socorro Temporário está sendo estruturado para receber o vicentino de braços abertos".

Com 1,7 mil m² de área construída, o Pronto-Socorro Central Temporário terá, em sua parte térrea, as áreas de emergência, sala para Raio-X, ortopedia e área de observação. As triagens também serão feitas no térreo. Já o primeiro andar do prédio contará com atendimento pediátrico, área administrativa, consultórios médicos, observação e sala de repouso. 

A secretária Michelle Santos recorda as dificuldades enfrentadas no início da gestão, e vibrou com a oportunidade de testemunhar novas mudanças que contemplarão a área da saúde em São Vicente. "Estamos estruturando todo o prédio para atender os moradores com mais conforto e dignidade. É um processo árduo, que demanda tempo, porém é mais um importante capítulo vivido pela nova era da saúde em São Vicente. Herdamos um setor sucateado, com pagamentos atrasados e unidades deterioradas. Traçamos um planejamento e, desde a entrega do Hospital do Vicentino, conseguimos trazer a esperança de dias melhores à vida do cidadão".

Nova Saúde São Vicente - O programa consiste em um planejamento adotado para reformular o setor na Primeira Cidade do Brasil. Lançada em 2021, a iniciativa já concretizou a entrega do Hospital do Vicentino, em junho do ano passado. No início deste ano, o prédio anexo ao HDV foi inaugurado para integrar os atendimentos, formando, então, o 'Quarteirão da Saúde'. Além disso, a Prefeitura deu início ao funcionamento do Pronto-Socorro do Rio Branco, que pela primeira vez na história levou atendimento de pediatria 24h à Área Continental, inaugurou o Complexo de Especialidades Médicas (Cemesv), deu início às obras do novo Complexo Materno Infantil, além de ter promovido diversas melhorias sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e Estratégias de Saúde da Família (ESF's).

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EDUCAÇÃO

São Vicente celebra Dia da Alfabetização com avanços históricos no ensino

CIDADANIA

Primeira edição do Ação Cidadania em 2025 realiza cerca de 3.500 atendimentos

PROJETO DE IMPACTO

"Primeira etapa vencida, mas união é essencial", diz Paulo Alexandre sobre túnel Santos-Guarujá

2
Entre em nosso grupo