SAÚDE DA MULHER
Entre os dias 19 e 30 de agosto, Mongaguá recebeu a Carreta da Mamografia, do Programa Estadual Mulheres de Peito, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo
Da Redação
08/09/2025 - segunda às 12h48
A ação proporcionou atendimento gratuito e garantiu a realização de um dos exames mais importantes para a detecção precoce do câncer de mama.
Ao todo, 545 mulheres foram atendidas durante o período. Os resultados foram classificados segundo a escala BI-RADS, sistema utilizado para interpretar os exames de mamografia e avaliar a probabilidade de alterações serem malignas. A distribuição dos casos foi a seguinte:
BI-RADS 0 (Inconclusivo) – 25 mulheres precisam de exames complementares.
BI-RADS 1 (Negativo) – 2 mulheres tiveram exames normais.
BI-RADS 2 (Alterações benignas) – 506 mulheres tiveram exames normais.
BI-RADS 3 (Provavelmente benigno) – 9 mulheres necessitam de acompanhamento médico.
BI-RADS 4 (Suspeita de malignidade) – 3 mulheres precisam de investigação médica urgente para definição do diagnóstico.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os casos que apresentaram alterações foram encaminhados ao setor de agendamento do município, responsável por marcar consultas com a especialidade de mastologia, realizadas pelo Programa Mulheres de Peito. Em seguida, as pacientes são comunicadas a comparecer à unidade de saúde para retirar o agendamento e obter a impressão do laudo com o resultado da mamografia.
A secretária municipal de Saúde, Zilvani Guimarães, destacou a importância da iniciativa para a cidade: "Ficamos muito felizes em ter proporcionado esse atendimento essencial para as mulheres de Mongaguá. A prevenção e o cuidado com a saúde sempre foram prioridades da nossa gestão, e a Carreta da Mamografia reforçou a importância de se cuidar e realizar exames regularmente. Cuidar da saúde é um ato de amor, e quanto mais cedo detectamos qualquer alteração, maiores são as chances de tratamento e cura."
Deixe a sua opinião
ver todos