TREINAMENTO DO PROCON NA BAIXADA
A Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) Campus Guarujá será o palco dos eventos; o primeiro acontece em 23 e 24 de outubro, já o segundo, em 27 de novembro
Da Redação
23/09/2025 - terça às 12h30
Guarujá será anfitriã de dois treinamentos para as equipes do Procon da Baixada Santista e de Registro, no Vale do Ribeira. O primeiro acontecerá em 23 e 24 de outubro, sobre o Sistema Informatizado de Atendimento. Já o segundo, em 27 de novembro, abordará créditos consignados, Cartas de Informações Preliminares (CIPs) e audiências. As formações serão na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá (Av. Dom Pedro I, 3300 – Enseada), das 9 às 16 horas.
O curso será voltado para equipes de atendimento, coordenação e estagiários dos órgãos dos municípios. A primeira abordagem, que será sobre o Sistema Informatizado de Atendimento, mostrará aos fiscais a modernização e padronização dos atendimentos desta ferramenta. O sistema é o instrumento oficial de registro de atendimentos do Procon, facilitando a emissão de relatórios e o cumprimento das obrigações legais.
A formação de outubro será voltada para teoria, estruturação prática e análise de casos reais pelos participantes, focada em créditos consignados, audiências e as Cartas de Informações Preliminares (CIPs), que é o procedimento usado para a resolução de conflitos, antes que virem ações judiciais.
Modelo regional
O Procon Municipal é conduzido pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep). A Cidade receberá os representantes de vários municípios da Baixada Santista e de Registro, o que coloca Guarujá como referência regional na defesa ao consumidor tanto na Baixada como no Vale do Ribeira.
A titular da Sedep, Thaís Margarido, enxerga o Município desta forma, ressaltando que o principal objetivo do Procon é promover o melhor relacionamento entre o consumidor e o comerciante, por meio de treinamentos deste tipo. "A atual gestão trabalha em prol dos munícipes. A formação é vital para que os fiscais estejam prontos e qualificados para o atendimento das demandas. Com isso, continuaremos a ser referência na região", destaca.
Deixe a sua opinião
ver todos