Sexta, 23 de Fevereiro de 2024

DólarR$ 4,98

EuroR$ 5,39

Santos

29ºC

REFERÊNCIA

Guarujá é destaque em conferência mundial com modelo de governança ambiental

O conteúdo foi produzido pelos quatro únicos embaixadores da América do Sul na iniciativa 'Panorama - Soluções para um Planeta Saudável', desenvolvido pela organização civil International Union for Conservation of Nature (IUCN)

da Prefeitura do Guarujá

25/08/2023 - sexta às 13h38

A sétima Assembleia do Global Environment Facility acontece até sábado (26), reunindo líderes de 185 países em Vancouver, no Canadá - Divulgação

Referência em governança ambiental, Guarujá ganhou destaque na sétima Assembleia do Global Environment Facility, que até este sábado (26) reúne líderes de 185 países em Vancouver, no Canadá. A boa notícia é fruto da apresentação, por vídeo, do trabalho de proteção desenvolvido pela Prefeitura no ecossistema e na permissão do uso público de comunidades tradicionais.

O conteúdo foi produzido pelos quatro únicos embaixadores da América do Sul na iniciativa 'Panorama - Soluções para um Planeta Saudável', desenvolvido pela organização civil International Union for Conservation of Nature (IUCN). Os representantes também são colaboradores da Prefeitura de Guarujá: os secretários municipais de Meio Ambiente, Ricardo Sousa (titular) e Cleiton Jordão (adjunto) e a gestora Mirella Gondeck, além do superintendente da Autoridade Portuária de Santos (APS) e ex-secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha.

A temática tratou sobre a gestão de duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Guarujá, as Serras do Guararu e de Santo Amaro. Desde 2019, a primeira é destaque do programa 'Panorama - Soluções para um Planeta Saudável', coordenado pela  IUCN.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Sousa, ressalta que o material repercute especialmente sobre os impactos de ter Guarujá em uma vitrine mundial. "Todos os detalhes do trabalho que realizamos aqui estão disponíveis como 'solução inspiradora' na plataforma virtual da IUCN. O case de sucesso precisou ser minuciosamente descrito e, para nós, foi uma oportunidade única de visualizarmos as ações realizadas pela Prefeitura junto à comunidade. Estamos empenhados em compartilhar iniciativas sustentáveis e fortalecer o diálogo com cidades e países vizinhos", destaca o titular da pasta.

A Mirella Gondeck reitera que "por trás das soluções publicadas pela IUCN, estão pessoas reais com quem se pode conversar e esclarecer dúvidas para a conservação da natureza e o desenvolvimento de ações sustentáveis. Em Guarujá, isso significou tanto que, em 2021 criamos a segunda APA. A Serra de Santo Amaro forma um corredor ecológico com a Serra do Guararu e, juntas, somam quase 50% de todo o território", comemora a gestora

Agenda 2030

A sétima Assembleia do 'Global Environment Facility' marca um momento de mudança para todo o mundo. Dentro dela, as metas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU), que são um apelo para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. O plano de ação também é chamado de Agenda 2030.

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

GUARUJÁ

Posto de Atendimento ao Trabalhador oferta 20 vagas de emprego nesta sexta

EDUCAÇÃO

São Vicente promove 'Dia E da Educação' nesta sexta (23) com inauguração de escola

SAÚDE

Cidade de Santos prossegue com testagem da covid-19 em seis policlínicas

2
Entre em nosso grupo