Terça, 21 de Maio de 2024

DólarR$ 5,10

EuroR$ 5,54

Santos

20ºC

REPRESENTATIVIDADE

Guarujá dá posse aos membros do Conselho da Comunidade Negra

"É uma tarde importante para todos nós. O Conselho já elaborou diversas leis em Guarujá e isso mostra o quanto a entidade trabalha em prol da comunidade negra. Estou muito feliz em participar desse momento", pontuou o prefeito Válter Suman

da Prefeitura do Guarujá

19/12/2023 - terça às 00h01

São 44 novos conselheiros, sendo 22 eleitos pela sociedade civil e 22 indicados pelo governo municipal - PMG

O Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Guarujá conheceu seus 44 novos representantes na tarde da última quinta-feira (14), sendo 22 eleitos pela sociedade civil e 22 indicados pelo governo municipal. Em solenidade realizada no Paço Moacir dos Santos Filho, os conselheiros tomaram posse frente à entidade para atuar no biênio 2023/25. O documento foi assinado pelo prefeito Válter Suman.

Os conselheiros eleitos participaram do processo eleitoral publicado no Diário Oficial do dia 10 de novembro, pela resolução normativa 007/2023. O Conselho realiza diversas ações no Município voltadas à comunidade negra, e anda de mãos dadas com a Prefeitura, por meio da Assessoria de Políticas Públicas Para Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos, ligada à Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Secom).

O prefeito Válter Suman comemorou o início de um novo ciclo. "É uma tarde importante para todos nós. O Conselho já elaborou diversas leis em Guarujá e isso mostra o quanto a entidade trabalha em prol da comunidade negra. Estou muito feliz em participar desse momento", pontuou.

Suely de Melo Pastoriza, conhecida como Mãe Danda, deixou o cargo de presidente após dois mandatos. "Faço tudo que posso pelo meu povo e pela Cidade. Encaminhei à Administração um pedido para que haja uma lei municipal que torne a religião africana patrimônio imaterial e cultural de Guarujá. O Município merece contemplar o povo de religião de matriz africana", contou.

Também participaram da cerimônia o secretário de Esporte e Lazer, José Roberto Galvão; o secretário adjunto de Comunicação e Relações Sociais, Leandro Bittencourt; o assessor de políticas públicas para Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos, Carlos Eugênio e o superintendente de Assuntos Inter-religiosos, Pastor Josuel.

Novos representantes

Terezinha Lima de Jesus, que já era membro do Conselho da Comunidade Negra, assumiu o cargo de presidente. Ela estará à frente da entidade junto ao vice-presidente, Alberto Santos Paixão e da secretária, Lutimira Araújo Paiva.

A presidente eleita falou sobre o desafio. "Eu, como militante há 20 anos e pela primeira vez presidente, vou trabalhar para que o Conselho alcance ainda mais o povo de Guarujá e que possamos ter qualidade de vida para todos. Como proposta de trabalho para esse biênio, discutiremos políticas públicas para o aprimoramento do tratamento da saúde da população preta", afirmou.

Cadeira Vitalícia

Ícone da capoeira no Município, Roberto Teles de Oliveira, conhecido como Mestre Sombra foi homenageado com cadeira vitalícia no colegiado. "Sinto muito orgulho, pois vejo que a nossa luta é reconhecida. É um legado que vai sendo eternizado", comemorou.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HABITAÇÃO

Sehab realiza levantamento do Casa Digna no núcleo Caieiras I

GASTRONOMIA

Guarujá participa da 2ª edição do Baixada Santista Burger Gourmet

OPORTUNIDADES

PAT Guarujá oferta 68 vagas de emprego nesta terça-feira (21)

2
Entre em nosso grupo