Terça, 16 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,30

EuroR$ 6,28

Santos

20ºC

HOMENAGEM

Guarda de Santos recebe reconhecimento por atendimento ágil prestado a adolescente

Em um gesto de profunda gratidão e reconhecimento, Claudio Pereira da Silva e a sua filha Ana Beatriz Alves, de 13 anos, compareceram na base da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, no Centro

Da Redação

16/09/2025 - terça às 18h00

O motivo da visita, realizada na quinta-feira (11), foi expressar seu agradecimento a um de seus agentes pela agilidade e presteza no atendimento a uma ocorrência de trânsito que, há quase um mês, teve sua filha como principal vítima.
 

A família fez questão de destacar o ato heroico do GCM Renan Hobeika, cuja intervenção rápida e decisiva foi crucial para o desfecho positivo da ocorrência. O incidente ocorreu no último dia 16 de agosto, um dia que poderia ter terminado de uma forma mais grave. Na ocasião, a jovem e seu tio trafegavam em seu veículo quando uma colisão inesperada aconteceu no cruzamento das ruas Constituição e Xavier Pinheiro, no bairro Encruzilhada.
 

O impacto foi forte, e a adolescente sofreu um corte profundo na perna direita, uma lesão que exigia atendimento imediato e eficaz. Foi nesse cenário de emergência que o GCM Renan, que mora nas proximidades do local do acidente, sem hesitar, correu de sua residência para prestar socorro à família. A visão da adolescente com o ferimento grave na perna acionou seu instinto de urgência.
 

Renan rapidamente buscou uma corda emprestada do vizinho que pudesse servir como torniquete para estancar o sangramento, enquanto, com voz calma e firme, tentava tranquilizar a garota, visivelmente abalada pela situação. Graças à sua ação imediata e ao seu conhecimento, o sangramento foi controlado, e a jovem pôde ser socorrida pela equipe médica que chegou logo em seguida, sendo encaminhada ao hospital para receber o tratamento adequado.
 

A jovem agradeceu o guarda municipal pelo procedimento adotado pelo agente durante a ocorrência. "Fico muito feliz e agradecida por ele ter me ajudado. Para mim ele foi um herói, no momento que eu estava precisando porque ele me tranquilizou, então, só tenho a agradecer à Guarda Municipal, especialmente ao Renan pela atitude naquele momento".
 

O pai da jovem expressou sua profunda gratidão à corporação. "Nossa família será eternamente grata por tudo o que fizeram por nós naquele momento".
 

TREINAMENTO

Emocionado com o desfecho positivo, Hobeika, há quatro anos corporação, compartilhou seus sentimentos: "Fico imensamente feliz e aliviado que a jovem esteja bem e se recuperando. Naquele momento, a única coisa que importava era agir rápido e fazer o que fosse preciso para ajudá-la. É para isso que somos treinados".
 

Ele ressaltou a importância da capacitação e treinamento contínuos na corporação: "Acredito que um grande diferencial em nossa atuação são os cursos de aperfeiçoamento que recebemos constantemente. Por uma feliz coincidência, na semana do acidente, eu havia participado, junto com meus companheiros, de um curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), que abordou especificamente o uso de torniquetes no tratamento de ferimentos graves. Esse conhecimento foi vital e me permitiu agir com a confiança necessária".
 

O comandante da Guarda Civil Municipal, Wagner Luiz Fernandez da Silva, agradeceu a iniciativa da família em vir até a corporação. "Hoje recebemos com emoção a jovem Ana Beatriz e seu pai, que vieram agradecer pessoalmente ao GCM Renan Hobeika pelo socorro prestado durante um grave acidente. A ação rápida do agente usando um torniquete para estancar o sangramento foi decisiva — e fruto direto dos treinamentos táticos, que são realizados constantemente em nossa instituição. Esse encontro reforça o valor da nossa preparação contínua e do compromisso dos nossos agentes com a vida e a comunidade".

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

DIREITOS HUMANOS

Conselho da Igualdade Racial de Cubatão elege nova Mesa Diretora em primeira reunião

IGUALDADE RACIAL

Praia Grande é convidada a integrar projeto Cidade Antirracista

OPORTUNIDADE

Programa 'Guarujá Mais Oportunidades e Empregos' abre 1 mil vagas para obras do Túnel

2
Entre em nosso grupo