Quarta, 21 de Fevereiro de 2024

DólarR$ 4,94

EuroR$ 5,34

Santos

24ºC

RELIGÃO

Festejos de Iemanjá em Praia Grande terá seu início neste sábado, dia 2

Ocorrendo oficialmente em Praia Grande há 54 anos, os Festejos atraem  centenas de fiéis nos dois finais de semana de realização do evento.  No total, 29 federações participam das celebrações, que neste ano tem  como foco principal a 50ª Noite de Vigília

da Prefeitura de Praia Grande

02/12/2023 - sábado às 00h01

Tradicional evento religioso acontece nos dias 2, 3, 9 e 10 de dezembro - PMPG

No próximo sábado (2), tem início os Festejos de Iemanjá, tradicional  festa religiosa que acontece na praia do Bairro Mirim, em Praia  Grande. O evento será realizado nos dias 2, 3, 9 e 10 de dezembro e  contará com a entrega da revitalização da Estátua de Iemanjá.

Ocorrendo oficialmente em Praia Grande há 54 anos, os Festejos atraem  centenas de fiéis nos dois finais de semana de realização do evento.  No total, 29 federações participam das celebrações, que neste ano tem  como foco principal a 50ª Noite de Vigília a Iemanjá.

A cerimônia de abertura tem início às 20 horas de sábado (2), mas as  celebrações acontecem desde às 7 horas da manhã. Neste ano, são  esperados cerca de 350 mil fiéis nos dois finais de semana de Festejos.

Estátua de Iemanjá – Durante os Festejos de Iemanjá será entregue a  revitalização da Estátua de Iemanjá, localizada no Bairro Mirim,  remetendo ao padrão original de sua inauguração em 1976, com uma  pintura especial de suas vestes em epóxi na cor branca. A imagem foi  feita pelo artista Antonio Miguel de Almeida.

O projeto de revitalização contempla a história da imagem na Cidade,  que foi doada à Municipalidade pelo Superior Orgão de Umbanda durante  o governo do então prefeito Leopoldo Estásio Vanderlinde. Na época da  doação, a estátua possuía as vestes na cor branca.

Uma iluminação com pontos de LED focados nas vestimentas da divindade  dará um toque singular ao monumento. O entorno também ganhará nova  iluminação, destacando ainda mais o ponto turístico.

De acordo com o coordenador geral da União de Tendas de Umbanda e  Candomblé do Brasil, Ogan Juvenal, o projeto de revitalização remete à  origem do monumento. “Represento a entidade que doou a imagem e desde  o início era toda branca. Anos depois um dos nossos colaboradores  passou a colorir os detalhes da obra e os visitantes do local se  acostumaram assim. Essa imagem representa uma ilustração brasileira de  Iemanjá baseada no relato de um médium brasileiro, dessa forma,  entendemos que não ofende os princípios da religião”, relata.

História - Fazendo parte do calendário estadual de Turismo, os  Festejos de Iemanjá ocorrem oficialmente há mais de 50 anos na Cidade,  sempre em dois finais de semana na faixa de areia da praia, no Bairro  Mirim (primeiro final de semana) e do Mirim até o Caiçara (segundo  final de semana). A Administração Municipal oferece a estrutura  necessária ao evento, com a participação das secretarias de Trânsito,  Transportes, Saúde, Segurança Pública e Cultura e Turismo.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CULTURA

A Disqueria, um dos pontos culturais de Santos, fecha suas portas no próximo dia 29

INICIATIVA

Hospital Municipal de Cubatão promove Curso de Libras aos funcionários

BERTIOGA

DOA realiza apreensão de materiais de construção em áreas de preservação

2
Entre em nosso grupo