Segunda, 15 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

29ºC

HABITAÇÃO

Famílias do Morrinhos 4 recebem 616 escrituras de imóveis, em Guarujá

A cerimônia ocorreu no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Vereador André Luiz Gonzalez, no Morrinhos 2, e integra a programação em comemoração à Festa do Padroeiro, Santo Amaro, celebrada em 15 de janeiro

Da Prefeitura de Guarujá

12/01/2024 - sexta às 10h08

O Município já promoveu, desde 2017, a entrega de 3.702 escrituras - Foto: PMG

O sonho da escritura definitiva se tornou realidade para 616 moradores do Morrinhos 4, em Guarujá. O prefeito Válter Suman, entregou, nesta quinta-feira (11), títulos de legitimação fundiária para 616 famílias do bairro, garantindo direito sobre seus imóveis, com total segurança jurídica. A cerimônia ocorreu no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Vereador André Luiz Gonzalez, no Morrinhos 2, e integra a programação em comemoração à Festa do Padroeiro, Santo Amaro, celebrada em 15 de janeiro.

Cristina Siqueira de Mello mora no bairro desde a sua fundação, há cerca de 30 anos e, emocionada, comenta sobre seus primeiros momentos no Morrinhos 4. "Foi uma luta muito grande quando eu cheguei. Não tinha nada ali e entrei com mais outras 200 famílias. Naquela época, eu estava com minha filha de dois anos e saía às 4 horas da manhã para trabalhar com ela no colo. Não tinha luz, não tinha água, não tinha saneamento básico. E, junto com essas famílias, trabalhei e ajudei a formar o bairro. Receber a escritura da minha casa hoje é uma grande vitória", relata.

Para Fátima de Mello, de 63 anos, receber o título de posse do seu imóvel foi uma benção. "Eu estou feliz demais. Para mim, essa escritura é tudo. Agora sei que ninguém vai me tirar de lá", celebrou.

O prefeito Válter Sumam destaca que a missão da Administração Municipal é garantir segurança jurídica e dignidade aos moradores que aguardavam há tantos anos pela posse dos imóveis. "Trabalhamos incansavelmente a questão da regularização fundiária. É motivo de orgulho entregar essas escrituras do seu imóvel e ver o munícipe ter a tranquilidade de passá-lo como herança ou negociá-lo", finalizou o chefe do Executivo.

 Quase 4 mil escrituras definitivas

O Município já promoveu, desde 2017, a entrega de mais de 3.702 escrituras definitivas. A soma inclui os bairros Morrinhos 3 (2.100), Santa Cruz dos Navegantes (350), Mangue Seco I e II (636) e Morrinhos 4 (616).


Lei Federal 13.465/2017

Todo o processo realizado pela Prefeitura é pautado na Lei Federal 13.465, de julho de 2017, que institui normas e procedimentos aplicáveis sobre a Regularização Fundiária Urbana (Reurb), a qual abrange medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação dos seus ocupantes. Guarujá também foi a primeira cidade do Estado a fazer a entrega de títulos fundamentada nesta nova legislação.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EVENTOS

Chitãozinho e Xororó apresentam a turnê "ChX | Uma História de Sucesso" em Praia Grande neste sábado

ZELADORIA

Prefeitura de Mongaguá realiza nova limpeza em terreno da Vila Atlântica

SEGURANÇA PÚBLICA

São Vicente avança com "boom" de investimentos na Guarda Municipal em 2025

2
Entre em nosso grupo