Sábado, 05 de Julho de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,38

Santos

18ºC

PORTO

Evento no Parque Valongo em Santos discute prioridades de infraestrutura logística

Entre as conclusões do 1º Summit Connect Infra, a necessidade da execução das obras de ampliação, a partir de 2025, do Porto Valongo.

Robson de Castro

30/11/2024 - sábado às 10h00

Questões ligadas à infraestrutura logística do Brasil e projetos importantes para o País desenvolvidos na Baixada Santista - como a ampliação do Parque Valongo, o túnel submerso ligando Santos a Guarujá e o aeroporto civil metropolitano de Guarujá - foram alguns dos temas abordados por autoridades de vários estados no 1º Summit Connect Infra, nesta sexta-feira (29), no Porto Valongo, no Centro Histórico de Santos.

 

O evento é uma realização da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) e do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) e reuniu também, além de autoridades, empresários do setor portuário e universitários. Entre as conclusões do 1º Summit Connect Infra, a necessidade da execução das obras de ampliação, a partir de 2025, do Porto Valongo.

 

"Este Summit é importantíssimo para Santos e para o Brasil. Ao trazer autoridades de outros estados e reunindo empresários da Baixada Santista, esta Frente Parlamentar passa a discutir o futuro do País e da nossa região", destacou o prefeito de Santos, Rogério Santos. "Vivemos um momento de janela de oportunidades, com investimentos no túnel submerso, o projeto da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes e a ampliação do VLT. Temos de aproveitar tudo isso. O País investe muito pouco em infraestrutura, menos de 2% do nosso PIB. É pouco, perto de outros países, que investem de 7% a 10% do PIB", analisou o chefe do Executivo santista.

 

Presidente da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA), o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa enfatizou que, após um longo período de discussões de projetos, "as coisas estão acontecendo". "O Parque Valongo teve sua primeira etapa concluída. Vamos ter a segunda etapa iniciada no próximo ano, com bares, restaurantes, atividades comerciais e espaços para eventos. De fato, simbolizando a integração do Porto com a Cidade".

 

LIGAÇÃO SANTOS-GUARUJÁ

Sobre outro importante projeto para Baixada Santista, a ligação seca entre Santos e Guarujá, com um túnel submerso de 860 metros, Paulo Alexandre Barbosa enfatizou que o projeto de lei autorizando o Governo do Estado a fazer a parceria público-privada (PPP) para a obra já foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. "Até o próximo mês, teremos a concessão da licença ambiental".

 

Presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini afirmou que "os países que mais cresceram no mundo são aqueles que investiram em infraestrutura logística. A exemplo do que ocorreu na Ásia e nos Estados Unidos, o Porto de Santos cresce em média 10% ao ano". 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SOCIAL

Mongaguá realiza mutirão de saúde para pessoas em situação de rua no Abrigo Emergencial de Inverno

CONSCIENTIZAÇÃO

Itanhaém lança campanha "Se liga, sujou limpou!" para reforçar limpeza urbana com apoio da população

REGRAS

Santos cria lei para manifestações artísticas em espaços públicos

2
Entre em nosso grupo