Sábado, 27 de Julho de 2024

DólarR$ 5,66

EuroR$ 6,10

Santos

22ºC

INICIATIVA

Escolas de Santos celebram coleta de mais de 2 mil litros de óleo para reciclagem

Pela arrecadação de maior volume de óleo, 525 litros, a UME Alcides Lobo Viana (Marapé) foi premiada com uma impressora. Também houve sorteios de cafeteiras elétricas entre as participantes.

da Prefeitura de Santos

13/12/2023 - quarta às 00h01

Esta iniciativa contempla os itens 4, 12 e 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - PMS

As 27 unidades municipais de educação que fazem parte do Programa Meio Ambiente nas Escolas (Pmane) coletaram e encaminharam para reciclagem 2.283 litros de óleo em 2023. O volume foi transformado em biodiesel. 

Para celebrar a conclusão do projeto neste ano, foi realizado evento no Orquidário Municipal (José Menino), na última sexta-feira (8), com a presença dos funcionários das escolas integradas à iniciativa e dos 'Embaixadores do Século XXI', que são alunos da UME João Papa Sobrinho (Gonzaga). Eles apresentaram músicas autorais que falam sobre a preservação dos mares. 

Pela arrecadação de maior volume de óleo, 525 litros, a UME Alcides Lobo Viana (Marapé) foi premiada com uma impressora. 

Também houve sorteios de cafeteiras elétricas entre as participantes (a cada 50 litros arrecadados a escola recebia um número para o sorteio), sendo contempladas 'Maria Helena Roxo' (Vila Nova), 'Cidade de Santos' (Embaré), 'Lobo Viana', 'Cyro Athayde Carneiro' (Nova Cintra) e 'Dino Bueno' (Encruzilhada). As unidades farão sorteios entre os alunos ligados ao projeto para receberem o eletrodoméstico. 

"O último dia é para celebrar os resultados do ano. Tivemos um desempenho excelente dos alunos e das escolas. As premiações fazem com que eles tenham incentivo para continuar; é muito importante que eles tenham essa consciência ambiental", comentou a educadora ambiental do programa, Lais Bussmeyer.

O coordenador do projeto 'Embaixadores do Século XXI', Renato Rodrigues, definiu o tema como essencial para a vida dos alunos. "Já realizamos ações ambientais na escola e o papel dos Embaixadores é fazer com que todos os alunos conheçam esses projetos e tenham interesse. Através desse trabalho, eles disseminam informação e fazem boas ações".

Animada em se apresentar no auditório, a aluna 'embaixadora' Vitória Argolo, 10 anos, também estava satisfeita com a atuação da escola no programa. "Fiquei bem feliz em participar e de levar óleo sujo de cozinha para a escola; aprendi muito com isso; passava nas salas divulgando para que os outros levassem o óleo para a coleta. É muito importante falar sobre o meio ambiente".

PARCERIA 

O Programa Meio Ambiente nas Escolas é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (Seduc), Meio Ambiente (Semam), Instituto AUÁ, Preserva Recicla e Óleo Vitaliv.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EDUCAÇÃO

Baixada Santista: aulas do 2º semestre começam segunda-feira (29) com novidades para estudantes

ENERGIA ELÉTRICA

Concessionária recupera mais de 130 quilos de cobre furtados da rede elétrica em Guarujá

VARIEDADES

Música e vivência olímpica fecham o mês na programação do Sesc Santos

2
Entre em nosso grupo