Segunda, 09 de Setembro de 2024

DólarR$ 5,61

EuroR$ 6,19

Santos

22ºC

Litoral

Defesa Civil já visitou mais de 3 mil residências em morros

Moradores foram orientados sobre como agir em eventuais emergências no verão

Redação BS9

06/01/2022 - quinta às 10h23

Só nos morros Santa Maria e Nova Cintra foram 102 casas visitadas - (foto: Rogério Bomfim/PMS)

Na manhã desta quarta-feira, dia 5, o grupo técnico que compõe o Plano Preventivo da Defesa Civil de Santos (PPDC) visitou 102 residências em áreas de risco de deslizamento nos morros Santa Maria e Nova Cintra, orientando os moradores sobre como agir em eventuais emergências durante o período de chuvas de verão. Desde 1º de dezembro do ano passado, 3.169 já foram visitadas com este objetivo.
 
A equipe, composta por 12 pessoas vinculadas à Defesa Civil, Guarda Municipal e às secretarias de Saúde (SMS), Serviços Públicos (Seserp) e de Infraestrutura e Edificações (Siedi), distribuiu panfletos e prestou informações oralmente à população para que observem sinais que representam algum tipo de risco, como trincas nas paredes ou no terreno, degraus de abatimento ou rachaduras no solo, inclinações de árvores e postes, estalos nas paredes e muros estufados.
 
O agente da Defesa Civil, Vinícius Aguiar, explica que a ação é feita anualmente em época de chuvas fortes, entre dezembro e abril, priorizando residências localizadas em áreas de risco alto. “Visitamos as casas nos morros e encostas, que podem sofrer algum tipo de dano caso ocorram deslizamentos de terra ou queda de árvores, por exemplo”.
 
A munícipe Luciene Aparecida mora no bairro há 26 anos e aprovou a ação. “Eu fico mais tranquila em saber que estão fazendo este trabalho. Sempre que chove forte fico preocupada”.
Em casos de emergência, o munícipe pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Também é possível se cadastrar para receber alertas de tempestades por SMS, enviando o CEP para o telefone 40199.  
 
Prevenção
O coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias, explica que esse trabalho faz parte da preparação da população para enfrentar as situações de desastres. “Nosso objetivo é levar informações e dar condições para a sua autoproteção”.  
 
Além das visitas, a equipe técnica realiza reuniões periódicas do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) com a população, abordando assuntos como primeiros-socorros, prevenção e combate a incêndio e riscos geológicos.
 
Nesta semana, o grupo vai orientar moradores dos morros da Caneleira e Santa Maria. Até 30 de abril, quando se encerra o PPDC, o trabalho deve ser realizado em todas as áreas consideradas de alto risco pela Defesa Civil, totalizando cerca de 4 mil visitas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OPORTUNIDADES

São Vicente abre mais de 30 vagas gratuitas para curso de Revisão de Motores de Moto Aquática

EVENTO

Bertioga receberá relíquias da maior santa dos tempos modernos

SEUS DIREITOS

Sabesp: famílias no CadÚnico terão acesso automático a tarifas social e vulnerável

2
Entre em nosso grupo