Quarta, 21 de Fevereiro de 2024

DólarR$ 4,94

EuroR$ 5,34

Santos

25ºC

MUDANÇA NO VENCIMENTO

Cubatão e Santos mudam datas de vencimento do IPTU e deixam moradores das cidades insatisfeitos

Primeira parcela ou cota única em Cubatão vencerá apenas em 25 de maio

Por Lucas Campos - Redação BS9

13/01/2022 - quinta às 13h10

Em Santo, carnês de papel já estão sendo entregues e têm datas de vencimento entre os dias 17 e 23 - (foto: divulgação/PMS)

Atraídas por descontos, muitas pessoas estão acostumadas a pagar em cota única o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no mês de janeiro. 
 
Mas este ano, em Cubatão, o hábito vai ser um pouco diferente, já que a Prefeitura decidiu que a primeira (ou única) parcela vencerá apenas em 25 de maio.
 
Isso porque, no ano passado, a cidade contratou uma empresa para mudar a plataforma responsável pelos cálculos dos tributos cobrados. "As necessidades técnicas e tecnológicas da Prefeitura não foram atendidas e outra empresa será admitida para fazer o serviço", disse a Prefeitura em nota.
 
"Vai atrapalhar um pouco meu planejamento. Todo ano guardo uma parte do décimo terceiro para pagar de uma vez o IPTU e me livrar dessa conta pelo ano todo. Por mais que o dinheiro esteja separado, esperar tantos meses pode me prejudicar mais pra frente, caso precise usar", diz a aposentada Aparecida dos Santos Reis, de 51 anos, que mora no Jardim Nova República.
 
Com a mudança, os munícipes poderão optar pelo pagamento à vista com desconto de 5% ou ainda pagar o imposto parcelado. Só que dessa vez, em vez de 12 parcelas, serão oito.
 
"É um absurdo! Já não basta todos os problemas que enfrentamos na cidade, ainda temos que lidar com falta de planejamento da Prefeitura. Sem falar que, diminuindo o número de parcelas, vai ficar mais caro por mês. Eu não sei mais o que esperar dessa cidade", desabafa Aloísio Freitas Magalhães, de 43 anos, que tem uma loja de calçados na Vila Esperança.
 
Em Santos
Contribuintes santistas estão apreensivos com a demora para a emissão do carnê para pagamento do IPTU. Com a demora, a Prefeitura prorrogou o vencimento da primeira parcela ou cota única para o dia 28 de janeiro.
 
Mas esse prazo só vale para quem fizer o pedido do carnê pela internet ou pelo Poupatempo. Os carnês de papel já estão sendo entregues pelos Correios e têm datas de vencimento entre os dias 17 e 23.
 
"Em pleno 2022 temos que lidar com esse tipo de situação. Para quem não tem facilidade com tecnologia como eu, isso complica bastante. Tenho que esperar chegar o de papel mesmo. Meu IPTU sempre vence dia 20, mas se eu receber o boleto entre os dias 21 e 23 não vou poder pagar no banco, porque vai estar vencido. É um absurdo", diz a dona de casa Marlene Peres da Silva, de 63 anos, moradora da Aparecida.
 
Há duas opções para quem ainda não recebeu o carnê e quer a segunda via do boleto. A primeira é por meio do site da Prefeitura de Santos, informando o número do lançamento do imóvel.
 
A outra é indo até a unidade do Poupatempo, na Rua João Pessoa, 246, no Centro, para imprimir a via no guichê de atendimento da Prefeitura depois de marcar horário nos totens de autoatendimento.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CULTURA

A Disqueria, um dos pontos culturais de Santos, fecha suas portas no próximo dia 29

INICIATIVA

Hospital Municipal de Cubatão promove Curso de Libras aos funcionários

BERTIOGA

DOA realiza apreensão de materiais de construção em áreas de preservação

2
Entre em nosso grupo