Segunda, 22 de Junho de 2026

DólarR$ 5,15

EuroR$ 5,88

Santos

26ºC

MEIO-AMBIENTE

Crianças vivem dia de cientista na Praia do Itararé e aprendem sobre a preservação ambiental

Alunos da UE Francisco Martins dos Santos participaram do projeto "Oceano Vai à Escola", que promove a imersão na cultura oceânica e incentiva a preservação ambiental

Da Redação

22/06/2026 - segunda às 13h00

Os alunos do 4º ano da Unidade Educacional Francisco Martins dos Santos (Jardim Rio Branco) viveram uma tarde de descobertas e aprendizado na Praia do Itararé, nesta quinta-feira (18), durante mais uma etapa do projeto "Oceano Vai à Escola". Desenvolvida em parceria com o Instituto Biopesca, a iniciativa proporciona experiências práticas voltadas à cultura oceânica e à conscientização ambiental.

 


Ao todo, 20 estudantes participaram da atividade, que integrou as ações de educação ambiental promovidas pela rede municipal de ensino. Durante a vivência, as crianças viveram um dia de cientista, tendo a oportunidade de explorar a faixa de areia, observar elementos da natureza e identificar os impactos da ação humana sobre o ambiente costeiro. A programação foi encerrada com uma visita à Praia dos Milionários.

 


A experiência despertou a curiosidade e o entusiasmo dos participantes. Isaque, de 9 anos, contou que se divertiu com as descobertas feitas durante a atividade. "Consegui pegar vários bichinhos, conchas e sementes".
Já Maria Alice, também de 9 anos, revelou que a vivência reforçou um sonho para o futuro. "Foi muito legal. Quero ser cientista para, no futuro, achar a cura do câncer".

 


A preocupação com a preservação ambiental também esteve presente nas reflexões dos estudantes. Para Nicollas dos Santos, a população pode contribuir mais para manter os espaços naturais limpos. "Estão destruindo a natureza. As pessoas podiam montar um grupo para, a cada dia, recolher o lixo que tem por aqui. Ia ajudar muito".

 


Segundo a assessora pedagógica de Educação Ambiental, Vandilma Galindo, iniciativas como essa são fundamentais para aproximar os alunos da realidade dos oceanos e de sua importância para a vida no planeta. "Preservar o oceano não é fácil. É um espaço muito grande a ser explorado, e as atitudes na escola, em casa, no bairro e no trabalho influenciam toda essa dinâmica. Esse é o grande objetivo", destacou.

 


Vandilma explica que, em um cenário de mudanças climáticas, aumento da temperatura dos mares e ocorrência de eventos extremos, é essencial que as crianças compreendam o papel dos oceanos na regulação do clima, na alimentação, no transporte, no esporte e no lazer. Dessa forma, tornam-se agentes multiplicadores de práticas sustentáveis em suas comunidades.

 


A UE Francisco Martins dos Santos é uma das seis escolas selecionadas para participar do projeto "Oceano Vai à Escola", que busca ampliar o conhecimento dos estudantes sobre os ecossistemas marinhos e fortalecer a consciência ambiental por meio de experiências práticas e contato direto com a natureza.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EDUCAÇÃO

EJA e Sebrae Aqui Bertioga oferece curso gratuito sobre vendas em marketplaces

MEIO-AMBIENTE

Riviera de São Lourenço transforma mais de 1,2 mil toneladas de resíduos vegetais em composto orgâni

SEGURANÇA

São Vicente amplia atendimento a famílias em vulnerabilidade com nova etapa do SuperAção SP

2
Entre em nosso grupo