Sexta, 19 de Abril de 2024

DólarR$ 5,20

EuroR$ 5,54

Santos

21ºC

SAÚDE & BEM ESTAR

Clínica-Escola do Autista de Santos amplia o atendimento

A partir da noite desta terça-feira (2), alguns pontos da Cidade, como a Clínica-Escola do Autista, os viadutos Paulo Gomes Barbosa, Aristides Bastos Machado, Avenida Ana Costa e o Paço Municipal ganham uma iluminação cenográfica azul

da Prefeitura de Santos

02/04/2024 - terça às 16h17

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - PMS

A Clínica-Escola do Autista de Santos vai ampliar o atendimento para 50 novos pacientes, no horário noturno. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (2), quando se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Outra novidade é a terapia realizada no local com os cães da Guarda Civil Municipal (GCM), a cinoterapia, que ajuda no desenvolvimento das interações sociais a partir da interação com o animal, os colegas e o terapeuta. O trabalho começou em março e a ideia é que a Clínica-Escola se torne um campo de pesquisa científico para esta metodologia para ampliar as evidências de contribuição terapêutica.

"Santos oferece um serviço público de qualidade, que visa a integração social e, principalmente, um futuro melhor para esses jovens. A Clínica-Escola é referência e muitas cidades vêm conhecer o trabalho que estamos desenvolvendo aqui. Estamos ampliando agora com o horário noturno, mas há também uma tratativa para a implantação de uma segunda unidade aqui na Cidade", afirmou o prefeito Rogério Santos. 

O aumento do atendimento foi possível pela ampliação do horário do local, que passa a receber pacientes também das 17h às 21h. O serviço, o primeiro no Brasil a ser oferecido totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em funcionamento desde 2020, não cuida apenas das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), mas dá suporte às famílias, que participam de grupos para trocar experiências e receber orientação parental sobre o acompanhamento das atividades desenvolvidas em casa, que possibilitam a autonomia do paciente, dando continuidade ao tratamento além do período em que permanecem na unidade.

A assistência às famílias também ganha o reforço de um curso de educação a distância (EAD), que dará suporte a essas 50 famílias iniciando as intervenções na unidade, além de outras 70, que aguardam vaga na Clínica-Escola e que podem iniciar as estimulações em casa enquanto esperam a sua vez. A Prefeitura estuda a implantação de uma nova unidade para o segundo semestre de 2024 para suprir essa demanda.

"Temos um trabalho que é referência aqui, tanto para o paciente quanto para as famílias, o que dá a eles uma segurança de que é possível ter uma vida normal com o paciente autista. E essa ampliação de vagas é muito importante, pois sabemos que, a cada dia, aumenta o número de diagnósticos do transtorno do espectro do autismo", diz o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

Hendryelle Souza viu de perto o desenvolvimento do filho Pedro, de 7 anos. "Se eu comparar como ele chegou aqui, em 2020, e como ele está hoje, posso falar que houve uma revolução, um avanço enorme", comemora. "E além do desenvolvimento dele, ainda tem a troca com os outros pais, atividades voltadas para a família e muito suporte", destaca ela.

CIDADE AZUL

A partir da noite desta terça-feira (2), alguns pontos da Cidade, como a Clínica-Escola do Autista, os viadutos Paulo Gomes Barbosa, Aristides Bastos Machado, Avenida Ana Costa e o Paço Municipal ganham uma iluminação cenográfica azul em alusão ao Mês de Conscientização sobre o Autismo.

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

MÚSICA

Henrique Marx leva o melhor do sertanejo para o Brisamar Shopping

PROGRAMA

Brisamar Shopping recebe exposição da Esquadra do Descobrimento do Brasil

PROGRAMA

Festival Internacional Indígena de Bertioga começa hoje e segue até domingo

2
Entre em nosso grupo