Litoral
Coleta seletiva e ecopontos são os responsáveis pelos resultados positivos
Redação BS9
01/01/2022 - sábado às 14h37
Uma cidade em constante crescimento, Praia Grande investiu em infraestrutura para a recolha e encaminhamento do lixo reciclável para o reaproveitamento. E somente em 2021, foram mais de 1.640 toneladas de lixo reciclável recolhidas, entre o serviço de Coleta Seletiva e nas unidades Ecopontos.
Atualmente, a cidade conta com 12 caminhões destinados exclusivamente ao serviço de Coleta Seletiva, que atende a 100% do Município. O serviço é realizado pela Sesurb, em conjunto com as instituições de reciclagem: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar) e Cooperativa de Coletores de Recicláveis e Materiais Inorgânicos Nova Vida (Coopervida), que possuem 46 e 54 cooperados, respectivamente.
A coleta é realizada seguindo o mesmo cronograma da Coleta Domiciliar, com 30 minutos de antecedência. Somente a Coleta Seletiva foi responsável pela recolha de 1.370,67 toneladas de resíduos, uma média de 274,13 ton/mês, que são encaminhados para as instituições para que sejam devidamente separados e comercializados.
Outros importantes trabalhos voltados à reciclagem, em Praia Grande, são os Ecopontos. Atualmente com 18 unidades em diversos pontos da cidade, neles é possível que a população leve ao local diversos itens recicláveis, sempre de segunda a sábado, evitando assim o descarte irregular de lixo pela Cidade. As unidades possuem caçambas com capacidade para comportar até 4m³ de resíduos cada uma, e é possível fazer o descarte de vidro; plástico; entulho (no limite de até 2m³ por pessoa no mês); metal; madeira; pilhas; óleo de cozinha e pneus (apenas nos ecopontos dos bairros Caiçara, Esmeralda e Aviação).
No ano de 2021 foram recebidas nos Ecopontos 133,61 toneladas de materiais recicláveis (vidros, plásticos, metais); 140,72 toneladas de pneus; 7.881,06 toneladas de entulho e 450 kg de óleo. No momento, estão em estudo a construção de novas unidades, nos Bairros Princesa, Samambaia e Tupi.
O lixo, seja reciclável ou não, descartado irregularmente pela população nas vias impacta diretamente no funcionamento do sistema de drenagem municipal. Atualmente, Praia Grande conta com 5 caminhões de sucção da tubulação de escoamento de águas pluviais, 5 caminhões hidrovácuo, 1 caminhão pipa e 9 máquinas especializadas na realização deste serviço, entre pás carregadeiras e retroescavadeiras. Os veículos e maquinários atuam também na manutenção de viadutos de modo a conferir maior eficiência no sistema de drenagem destas estruturas.
O sistema de drenagem de Praia Grande conta, ainda, com 13 estações elevatórias: Faria Lima, Rio Branco, São Paulo, São Salvador, Campo de Pouso, Monte Castelo, Napoleão Laureano, Pé na Areia, Pires, Paquetá, Vila Mar, Papoulas e Sereias. E o sistema de macrodrenagem possui 30 canais que visam auxiliar o sistema de microdrenagem das estações elevatórias.
A cidade conta atualmente com 19.402 bocas de lobo; 1.696 bocas de leão; 530 bueiros e 12.351 poços de visita. No ano de 2021, 08 das 13 estações elevatórias passaram por processo de modernização, sendo renovadas com automação.
Deixe a sua opinião
ver todos