Segunda, 24 de Junho de 2024

DólarR$ 5,38

EuroR$ 5,78

Santos

31ºC

Sem dar trégua

Chuva causa novos transtornos na Baixada Santista e shows de Raça Negra e Luan Santana são adiados

Moradores novamente fizeram registros de ruas alagadas pela região

Alexandre Fernandes - Redação BS9

07/01/2022 - sexta às 20h09

Morador de São Vicente compartilhou fotos de ruas do bairro Japuí debaixo d'água - Reprodução/Moro em São Vicente e Região

A chuva segue sem dar trégua na Baixada Santista. Assim como na quinta-feira, dia 6, choveu forte nesta sexta, dia 7. Bairros de várias cidades ficaram alagados. Em Bertioga, por exemplo, os shows do grupo Raça Negra e do cantor Luan Santana tiveram de ser adiados após orientação da Defesa Civil.
 
A banda de pagode se apresentaria na noite de sexta. Já o intérprete cantaria no sábado, dia 8. Com os adiamentos, o show do Raça Negra ficou para o próximo dia 23. E o de Luan Santana para o dia 28.
 
A pedido do Portal BS9, a Defesa Civil de Bertioga informou que o índice pluviométrico das últimas 24 horas é de 105 mm e o acumulado de 72 horas está em 118 mm. Houve diversos pontos de alagamento por toda a cidade e uma queda de árvore na rodovia Rio-Santos, próximo ao Sítio São João. Ela foi retirada pelos funcionários do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). A Defesa Civil segue em observação pelo Plano Preventivo De Defesa Civil.
 
Nas redes sociais e no WhatsApp foi possível ver várias postagens de munícipes com relatos sobre ruas alagadas. Em São Vicente, por exemplo, circularam fotos de ruas do bairro Japuí debaixo d'água. Mas, com exceção de Bertioga, as defesas civis das demais cidades da Baixada consultadas pela reportagem não registraram ocorrências ou chamados.
 
Veja o que informaram as cidades:
 
Santos
O índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 70 mm. Morros em Observação. Não há o registro de ocorrências.
 
Trânsito - No momento, não há desvio de trânsito por conta da chuva. Já o bloqueio na Rua Goiás x canal 3, permanece.
 
A Defesa Civil orienta a população que reside em áreas de risco a ficar atenta aos primeiros sinais de perigo (trincas, inclinação de árvores. estalos em rocha, entre outros). Em caso de urgência, a população pode acionar o órgão pelo telefone 199. Para receber os boletins meteorológicos, a população pode ser cadastrar enviando mensagem por SMS para o número 40199, informando o CEP.
 
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, informa que os morros da Cidade continuam em nível de observação. Não há registro de ocorrências. O acumulado de sexta-feira (7) até às 6h foi de 73,0 mm. A equipe da Defesa Civil continua vistoriando as áreas de risco, seguindo o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), iniciado em 1º de dezembro e que segue durante toda a temporada de verão.
 
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa, por meio da Defesa Civil, que não houve ocorrências em decorrência da chuva em Praia Grande. O órgão  informa que equipes estão de prontidão 24 horas por dia acompanhando a  incidência das chuvas e pede que a população entre em contato, caso  note algum problema neste sentido, através dos telefones 199 e 153.
 
Guarujá
Não houve atualização nas últimas horas. A Defesa Civil de Guarujá informa que o acumulado de chuva das últimas 24 horas foi de 53,8mm. O acumulado mensal está em 96,7 mm. Média prevista para o mês de janeiro: 297mm.

Cubatão
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a Comdec não recebeu informações de ocorrências graves na cidade. O acumulado de chuvas das últimas 24horas é de 60 milímetros.
 
Mongaguá
Por ora, não há registros de ocorrências. O acumulado de chuvas em 72 horas foi de aproximadamente 70 mm.
 
Os municípios de Itanhaém e Peruíbe não retornaram até a publicação desta reportagem.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

Carreta da mamografia com exames gratuitos inicia atendimento em Bertioga nesta terça (25)

SAÚDE

Novo Centro de Especialidades Odontológicas de Guarujá será entregue no dia 25

EVENTO

Festival une meio ambiente, cultura, moda, empreendedorismo e tradição em Cubatão

2
Entre em nosso grupo