Segunda, 27 de Maio de 2024

DólarR$ 5,17

EuroR$ 5,61

Santos

21ºC

EDUCAÇÃO

Carreta de Cursos de Qualificação tem aula inicial na cidade de São Vicente

Com cursos de garçom e panificação, as aulas têm como o objetivo incentivar e aprimorar as habilidades dos alunos.  Ao longo do curso, os participantes irão aprender técnicas específicas para a área, com um material de apoio completo

da Prefeitura de São Vicente

12/12/2023 - terça às 00h01

Iniciativa visa habilitar munícipes para o mercado de trabalho - PMSV

Buscando estimular o empreendedorismo, nesta quinta-feira (7), a Carreta de Cursos de Qualificação Profissional contou com a sua primeira aula em São Vicente. A iniciativa veio por meio da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, pelo Programa Via Rápida.

Com cursos de garçom e panificação, as aulas têm como o objetivo incentivar e aprimorar as habilidades dos alunos. 

Ao longo do curso, os participantes irão aprender técnicas específicas para a área, com um material de apoio completo. 

Os professores do curso de garçom, Neide Jácomo, que é maître de buffet, e o chefe de cozinha, Renato Mendonça, explicam que, com o curso, os alunos podem seguir por diversos caminhos nas áreas relacionadas. "Ser garçom envolve diversos setores. É possível trabalhar em redes de hotelaria, na praia, em restaurantes e lanchonetes. Aqui eles vão aprender sobre tudo o que eles podem alcançar com o conhecimento que será adquirido". 

O jovem Yuri Nunes é um dos alunos da Carreta. Ele conta que espera arrumar seu primeiro emprego após a capacitação. "Eu quero me capacitar para arranjar um emprego e ajudar minha família colocando uma renda extra em casa. Estou muito empolgado". 

O prefeito Kayo Amado esteve presente durante a aula do curso para garçom para apoiar aqueles que estão em busca de novas oportunidades. "A gente vive numa região que tem buscado fortalecer sua gastronomia, tem buscado fortalecer seus espaços de entretenimento e tudo isso e é muito importante essa atividade profissional".

Quando surgiu a oportunidade de trazermos esses cursos para São Vicente, nós agarramos. Se nós investimos tanto para fortalecer o turismo na cidade, para fortalecer o comércio, fazemos festival gastronômico todos esses anos, também precisamos investir na profissionalização dos nossos munícipes". 

O secretário de Emprego, Trabalho e Renda, Marcos Roberto de Andrade, comenta que a iniciativa é o que São Vicente precisa para se desenvolver ainda mais. "O que temos aqui é uma excelente oportunidade de crescimento. Qualquer cidadão vicentino pode se inscrever para desenvolver suas habilidades e ainda sair com um certificado, aumentando suas chances no mercado de trabalho". 

Além do prefeito, o subprefeito Danillo Pedro, e os vereadores Jhony Sasaki e Castelo Castelinho também estiveram presentes. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

TEATRO

CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos da Companhia de Teatro Heliópolis chega à cidade de Pra

EVENTO

Procor SV fala sobre ações de combate ao racismo nas escolas a universitários de Santos

OBRAS

Avançam obras de novo espaço que acolherá mulheres vítimas de violência em Santos

2
Entre em nosso grupo