Segunda, 27 de Maio de 2024

DólarR$ 5,17

EuroR$ 5,61

Santos

20ºC

SEGURANÇA

Balanço 2023: Reforço no efetivo da GCM e forças-tarefas são destaques da segurança

Destaque também para as Forças-tarefas sociais que aconteceram juntamente com a Secretaria de Assistência Social (Seas), com foco nas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, contando também com equipes da GCM, e das polícias Militar

da Prefeitura de Praia Grande

19/12/2023 - terça às 00h01

Novas viaturas e capacitações também estão entre principais ações - PMPG

O reforço do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande  está entre os destaques da área de segurança pública no ano de 2023.  Forças-tarefas, novas viaturas, capacitações e a entrega das obras de  reforma de uma das maiores delegacias da Cidade completam a lista das  principais ações nesta área.

Graças ao concurso público que foi concluído este ano, o efetivo da  corporação passou a contar com mais de 500 integrantes, refletindo  diretamente na segurança de moradores e turistas. Como o concurso  ainda estava em vigência e, das 170 vagas disponíveis, 145 foram  preenchidas, a Administração Municipal convocou mais 20 candidatos  aprovados na primeira fase do concurso para realizarem o curso de  formação, que teve início ainda em outubro.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande fecha o ano de 2023 com  um efetivo de 513 integrantes, sendo 74 mulheres e 439 homens.

A frota da GCM foi renovada com a entrega de 58 novas modernas  viaturas, como 25 Jeep Renegades que são usados para o patrulhamento  pela Cidade. Os veículos seguem a tendência das principais forças de  segurança do País, levando em consideração fatores como desempenho dos  veículos, aumento da sensação de segurança e saúde dos servidores que  conduzem as viaturas.

O ano foi marcado também pelas forças-tarefas. Entre janeiro e  outubro, foram 1.221 ações envolvendo a GCM, Polícia Militar e  secretarias de Trânsito, de Urbanismo e Meio Ambiente com o objetivo  de manter a ordem na Cidade e, consequentemente coibir delitos como  roubos e furtos, além de coibir irregularidades como a perturbação do  sossego.

Destaque também para as Forças-tarefas sociais que aconteceram  juntamente com a Secretaria de Assistência Social (Seas), com foco nas  pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, contando  também com equipes da GCM, e das polícias Militar e Civil.

Para que tudo isso funcione como o previsto, as capacitações do  efetivo são fundamentais e ocorrem com frequência, entre eles a  capacitação do projeto Guardiã Maria da Penha para que os guardas  atuem na proteção de mulheres em situação de violência. Além disso, os  guardas passam pelo Estágio de Qualificação Profissional Anual,  requisito obrigatório para que seja renovado o convênio com a Polícia  Federal, que autoriza o uso de arma de fogo à GCM de Praia Grande,  inclusive aos novos guardas aprovados.

O Setor Ambiental (Sepam), composto pelos grupamentos de Guarda  Ambiental e de Guarda Costeira também desempenharam importante papel  durante o ano de 2023, conforme os dados de janeiro a outubro. A  Guarda Ambiental realizou 366 patrulhamentos preventivos, 84 ações de  monitoramento e mapeamento com drone e 136 resgates de animais  silvestres. Já por parte da Guarda Costeira, chamam a atenção os  números de embarcações fiscalizadas (1.155) e de ações de proteção da  orla marítima (1.550).

Por fim, foi entregue a reforma do 1º DP da Cidade, localizada no  Bairro Tupi, dando melhores condições de atendimento das ocorrências à  população e melhores condições de trabalho aos policiais que trabalham  no local.

A Coordenadoria de Defesa Civil, que é subordinada à Secretaria de  Assuntos de Segurança, também desenvolveu importante trabalho ao longo  do ano com campanhas preventivas sobre os perigos dos raios,  acompanhamento dos índices pluviométricos e adoção de medidas contra  inundações e deslizamentos.

Para o secretário de Assuntos de Segurança, Marcos Roberto Barbosa  Craveiro, o ano foi de muito trabalho e muito resultado. “Acompanhamos  os índices e estamos atentos às demandas da população. Nossa GCM é  referência e realiza um trabalho de excelência graças aos constantes  investimentos feitos pela Administração Municipal”.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

TEATRO

CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos da Companhia de Teatro Heliópolis chega à cidade de Pra

EVENTO

Procor SV fala sobre ações de combate ao racismo nas escolas a universitários de Santos

OBRAS

Avançam obras de novo espaço que acolherá mulheres vítimas de violência em Santos

2
Entre em nosso grupo