Terça, 21 de Maio de 2024

DólarR$ 5,10

EuroR$ 5,54

Santos

20ºC

TRÂNSITO

Balanço 2023: PG investe em ações de educação preventiva e melhorias viárias

Além das campanhas de conscientização e prevenção, garantir uma boa  sinalização viária também contribui para um trânsito mais seguro e  eficiente. Neste ponto, a Setran realizou a colocação de 1126 novas  placas ao longo do município

Da Prefeitura de Praia Grande

24/12/2023 - domingo às 00h01

Mais de 20 mil pessoas foram impactadas pelas ações de educação no trânsito - Foto: PMPG

Em 2023, a Prefeitura, através da Secretaria de Trânsito (Setran), se  dedicou a ações para transformar o trânsito mais seguro para todos em  Praia Grande. Ao todo, foram atendidas 21.008 pessoas, com 50  campanhas educativas e 16 palestras. Além da distribuição de 18.450  folders educativos relativos à segurança viária. Outro projeto da  Setran que continua sendo um sucesso é o Concurso Cultural de Vídeos  que neste ano chegou a sua 6ª edição. Com o tema “Uni Duni Tê, o  escolhido foi você... No Trânsito, escolha a vida!”, 25 escolas  municipais participaram e a grande vencedora foi a E.M Antônio Rubens  Costa de Lara.

Além das campanhas de conscientização e prevenção, garantir uma boa  sinalização viária também contribui para um trânsito mais seguro e  eficiente. Neste ponto, a Setran realizou a colocação de 1126 novas  placas ao longo do município, além de mais de 923 substituídas por  modelos mais novos. A sinalização horizontal também recebeu todos os  cuidados necessários, com mais de 18.426,12 m² de faixas de pedestres  pintadas, 36 lombadas revitalizadas, além de diversas pinturas de  vagas de estacionamento exclusivo, como de idoso e pessoas com  deficiência, faixas seccionadas, faixas contínuas, áreas de carga e  descarga, entre outros. Os Terminais Tatico e Tude Bastos também  receberam a ampliação das vagas de estacionamento de curta duração  (motoristas podem parar por até 3 minutos) visando facilitar o  desembarque de passageiros que acessam esses locais. Também foram  implantados um semáforo com botoeira no Viaduto 18 e um cruzamento  semafórico com fase para pedestre no Viaduto 3.

Para garantir mais segurança no trânsito, a (Setran) realiza há anos a  implantação do sistema viário binário (com sentido de circulação de  veículos alternados) na Cidade. E desde o início de 2023, 40 vias já  receberam as mudanças. O foco nesse ano foram trechos perto das  escolas municipais, visando facilitar a fluidez do trânsito nesses  locais.  Entre os benefícios estão ainda o aumento da oferta de vagas  de estacionamento, além do ordenamento viário. Criado para desafogar o  trânsito nas vias dos grandes centros urbanos, o sistema binário vem  sendo cada vez mais utilizado em municípios de todo o País. Com o  sistema, as vias passam a funcionar com sentidos de direção  alternados, evitando que os condutores precisem percorrer trechos mais  longos que o necessário para chegar ao seu destino. Antes de realizar  os trabalhos, a Setran realiza estudos de impacto e características  físicas das vias.

Carros estacionados há muito tempo no mesmo local, com vidros e peças  quebradas, falta de placa e com rodas removidas, estacionados em áreas  públicas, podem caracterizar veículos em estado de abandono. E para  evitar que se tornem transtornos urbanos, a Setran realiza diariamente  a fiscalização destes veículos. E somente de janeiro a novembro deste  ano, 356 veículos em estado de abandono foram fiscalizados nas vias da  Cidade, destes 12 foram removidos ao pátio, outros foram retirados  pelos proprietários ou a denúncia não se comprovou. As ocorrências são  levantadas através de patrulhamento pelos bairros, ouvindo moradores  dos arredores e denúncias feitas pela população através da linha  gratuita e 24 horas da Setran, o 0800-7720194, ou pela Ouvidoria  Municipal.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HABITAÇÃO

Sehab realiza levantamento do Casa Digna no núcleo Caieiras I

GASTRONOMIA

Guarujá participa da 2ª edição do Baixada Santista Burger Gourmet

OPORTUNIDADES

PAT Guarujá oferta 68 vagas de emprego nesta terça-feira (21)

2
Entre em nosso grupo