Sexta, 23 de Fevereiro de 2024

DólarR$ 4,97

EuroR$ 5,38

Santos

25ºC

AGENDA

4º Festival Forró Pé na Areia terá 40 horas de programação cultural, em Santos

Além da já tradicional estrutura na Praia do Gonzaga, haverá também música na Fonte do Sapo e em uma casa noturna no Centro Histórico, que servirá como ponto de apoio em caso de chuvas e para dar continuidade à música após às 22 horas

da Redação BS9 - Victor Persico

06/12/2023 - quarta às 09h12

Projeto virou lei municipal em junho deste ano e é o maior festival gratuito de forró do Brasil. - Divulgação

O Festival Forró Pé na Areia chega à sua quarta edição e está de volta à praia de Santos neste sábado, dia 9 de dezembro. Organizado pela Carcará Produções, o projeto promete uma experiência cultural única, totalmente gratuita e à beira-mar, consolidando-se como um dos eventos mais esperados do ano.

O festival celebra o forró pé de serra, uma manifestação cultural que conquista corações Brasil afora. A festa terá 40 horas de programação distribuídas por três palcos estrategicamente localizados. Além da já tradicional estrutura na Praia do Gonzaga, haverá também música na Fonte do Sapo e em uma casa noturna no Centro Histórico, que servirá como ponto de apoio em caso de chuvas e para dar continuidade à música após às 22 horas. O som começa às 10 horas do dia 9 de dezembro e está previsto para acabar apenas às 4 horas da madrugada do dia seguinte. "A casa noturna tem capacidade para 1.000 pessoas, por isso, pedimos que todos façam inscrição na plataforma que disponibilizamos no nosso Instagram. Para entrar no local e participar de outras atividades na praia, será necessário o cadastro, que é totalmente gratuito", explicou Jefferson Fernandes, produtor cultural e idealizador do projeto.

Jefferson destaca a importância de manter o festival acessível a todos. "Queremos garantir que qualquer pessoa, independentemente de sua condição, possa participar e celebrar a cultura nordestina. É uma festa para a família, na praia, que é o cenário perfeito para homenagear Luiz Gonzaga, um dos maiores nomes do forró." Dezembro é o mês de nascimento do eterno Rei do Baião, e o Forró Pé na Areia torna-se um tributo vivo ao legado desse ícone da música brasileira.

Atrações de peso

O 4º Festival Forró Pé na Areia trará uma seleção de atrações que representam o melhor do forró pé de serra e da cultura nordestina. Entre os nomes confirmados estão Trio Sabiá, Diana do Sertão, Pé de Manacá, Xaxado Novo, Jamile convida Lis Ferraz e Camilinha, Isa Pegado convida Chiquinho e Naiara Perez, Maracatu Coletivo Ojú Obá , Forró dos Ratos e sets dos DJs Lelê Correia, Discolada, Dani Castor, Carcará e Pankará. 

A festa ainda terá a presença dos músicos do projeto Arrumado dos Mestres, também idealizado pela Carcará Produções. Formado por Tiziu do Araripe, Paulinho de Santos, Chiquinho Alves e Val Cristalino, o grupo reúne os grandes mestres vivos do forró pé de serra. O termo "arrumado", dentro do universo da música, refere-se a um projeto no qual artistas se juntam para uma apresentação.

Aulas de dança, exposições de artes visuais, passeios de stand up paddle e atividades especialmente pensadas para as crianças ainda estão na programação. Desde sua estreia em 2017, o Festival Forró Pé na Areia tem conquistado um público crescente a cada ano. Em 2019, aproximadamente 8.000 pessoas da região e até de outros estados estiveram no evento, refletindo a relevância do festival na cena cultural brasileira. Desde então, ele não para de crescer e atrair cada vez mais turistas de todo o Brasil. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Santos, apoio institucional do IPHAN SP e o patrocínio da vereadora Telma de Souza, por meio de emenda parlamentar.

Reconhecimentos

A recente aprovação, em 7 de novembro, da lei que reconhece o forró como manifestação cultural nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva trouxe um toque especial ao Festival Forró Pé na Areia. Agora, o forró se une a outras expressões autênticas da cultura brasileira, como escolas de samba, festas juninas e música gospel.

Em junho deste ano, o Forró Pé na Areia tornou-se lei em Santos, integrando o calendário oficial da cidade no mês de dezembro. Além disso, em 17 de novembro, o festival foi honrado na Câmara Municipal de São Paulo durante o 6º Prêmio do Coletivo SP Forró. Recentemente, Jefferson também foi convidado para participar do grupo de trabalho de implementação do Plano Estadual de Salvaguarda do Forró em SP, representando Santos e região. "Estou muito feliz em observar a evolução do Festival, o apoio e a aprovação do público, em Santos e fora dele, e notar o quão diverso ele se tornou. A ideia para o próximo ano é fazer um evento multicultural com várias linguagens artísticas e com mais pluralidade, além de buscar novas políticas públicas voltadas para a cultura do forró", concluiu.

Detalhes do Evento:

Data: 9 de dezembro, das 10h às 4h do dia 10 de dezembro.

Locais: Praia do Gonzaga, Fonte do Sapo e Centro Histórico de Santos.

Entrada: Gratuita 

Programação e endereços: @carcara_producoes (Instagram)

Link de inscrição: bit.ly/inscricao_penaareia

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

GUARUJÁ

Posto de Atendimento ao Trabalhador oferta 20 vagas de emprego nesta sexta

EDUCAÇÃO

São Vicente promove 'Dia E da Educação' nesta sexta (23) com inauguração de escola

SAÚDE

Cidade de Santos prossegue com testagem da covid-19 em seis policlínicas

2
Entre em nosso grupo