Santos
O TRT da 2ª Região reinaugurou, nessa segunda-feira (1º/9), o Fórum Trabalhista de Santos (Fórum Dr. Raphael Correia de Sampaio Filho).
Da Redação
03/09/2025 - quarta às 11h00
A cerimônia de entrega das novas instalações incluiu a segunda etapa do projeto "Circuito Indispensável TRT-2", além do lançamento de ações de memória da Justiça do Trabalho de Santos-SP. O presidente do Regional, desembargador Valdir Florindo, conduziu a solenidade.
“Estamos diante de uma das regiões mais vibrantes e estratégicas do Estado de São Paulo”, afirmou o dirigente do Tribunal, destacando a importância do porto de Santos-SP na localidade. “A Baixada Santista concentra atividades econômicas vitais para o país e expressa, ao mesmo tempo, toda a diversidade do trabalho humano. É nesse mosaico que a Justiça do Trabalho exerce sua missão”.
Na primeira edição do “Circuito Indispensável TRT-2”, projeto idealizado para aproximar a Justiça do Trabalho da população e de autoridades regionais, o magistrado havia destacado a defesa da atuação do ramo do Judiciário. Na segunda edição, no fórum santista, reforçou o discurso. “É por essas características que a presença da Justiça do Trabalho se faz tão importante nesta região. Porque onde o trabalho se mostra em sua maior intensidade, a Justiça do Trabalho deve estar plena”, pontuou. “Como venho afirmando categoricamente: A Justiça do Trabalho é indispensável”.
O presidente mencionou também as melhorias feitas durante a reforma no prédio de Santos-SP, como a modernização das instalações, a requalificação dos espaços de circulação e de trabalho, a ampliação da acessibilidade, o investimento em soluções tecnológicas para segurança e a abertura de posto de atendimento bancário da Caixa Econômica Federal, atendendo a pedido de advogados(as), magistrados(as) e servidores(as). Na cerimônia de entrega do imóvel, foi apresentado vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação Social do órgão sobre a atuação do TRT-2 na circunscrição.
Autoridades
Integraram a mesa do evento a procuradora-geral do município de Santos-SP, Renata Arraes, representando o prefeito da cidade, Rogério Santos; o prefeito de Praia Grande-SP, Alberto Pereira Mourão; o prefeito do Guarujá-SP, Farid Madi; o presidente da Câmara Municipal de Santos-SP, Adilson dos Santos Junior; o coordenador do Comitê de Documentação e Memória do Regional, desembargador Armando Augusto Pinheiro Pires; a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Santos e Região, Vanessa Morresi; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Santos-SP, Raphael Meirelles de Paula Alcedo; a conselheira estadual da OAB-SP, Flávia de Oliveira Santos do Nascimento, representando o presidente da Seccional, Leonardo Sica; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em São Paulo, Vera Lúcia Carlos; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região, Diego Reis Massi; e a diretora do fórum de Santos-SP, juíza Graziela Conforti Tarpani.
Compareceram, ainda, o vice-presidente administrativo do TRT-2, desembargador Antero Arantes Martins; a corregedora regional, desembargadora Sueli Tomé da Ponte; a diretora da Escola Judicial da 2ª Região, desembargadora Bianca Bastos; entre outros(as) magistrados(as), servidores(as), representantes da comunidade jurídica local e demais convidados(as).
Números
O Fórum Dr. Raphael Correia de Sampaio Filho (rua Brás Cubas, 158/162) tem sete varas e uma unidade do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas. Em 2024, a unidade recebeu 9.483 casos em 1ª instância, sendo serviços, comércio e indústria as áreas mais demandadas. Os principais pedidos nessas ações são relativos a horas extras, insalubridade e danos morais. Atualmente, são 16.889 processos em tramitação.
Memória institucional
A exposição "Ancorando direitos: a história da Justiça do Trabalho em Santos", montada nos 80 anos da especializada na cidade, completados em 2024, esteve no Ed. Sede, foi ampliada e agora levada a Santos-SP, além de poder ser visitada virtualmente.
Outra ação promovida durante a cerimônia foi a instalação do quadro em homenagem ao advogado Raphael Correia de Sampaio Filho, que, desde 1987, dá nome ao prédio. A iniciativa faz parte do projeto Pontos de Memória, do TRT-2.
Também o totem interativo MeMostra, presente no Ed. Sede e no Fórum Ruy Barbosa, na capital paulista, teve um equipamento destinado ao fórum de Santos-SP. Ali, é possível consultar materiais que compõem o acervo histórico do Regional, incluindo processos e documentos administrativos.
Deixe a sua opinião
ver todos