Quinta, 09 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,38

EuroR$ 6,20

Santos

19ºC

SP

SP cria Rede de Inteligência do Turismo Sustentável

O lançamento ocorreu em uma das principais feiras do setor turístico no Rio de Janeiro e é pioneiro entre o ecossistema

Da Redação

09/10/2025 - quinta às 12h00

O estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 8, durante a participação na ABAV EXPO 2025, no Rio de Janeiro, a Rede de Inteligência do Turismo Sustentável do Estado de São Paulo (RITS), o primeiro ecossistema estadual de observatórios de turismo do país. 

 

O objetivo da implantação de uma rede estadual de observatórios de turismo é uniformizar metodologias de coleta, processamento, análise e disseminação de dados, visando otimizar a fidedignidade, a comparabilidade e a integridade das informações geradas e divulgadas em âmbito estadual. A RITS foi criada pela Secretaria de Turismo de São Paulo (Setur-SP) com a coordenação do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à pasta. A Rede garante a geração de inteligência de mercado para um crescimento ordenado do turismo e uso eficiente de recursos, trazendo benefícios reais para as comunidades locais, assim como para a gestão pública e para o mercado especializado. 

 

A ideia da Rede surgiu durante o 1º Encontro de Observatórios de Turismo do Estado de São Paulo, que aconteceu em junho deste ano e teve a coordenação do CIET. O evento contou com a participação de mais de 20 observatórios municipais ou regionais do estado. O lançamento da Rede possibilitará uma maior aproximação dos observatórios de turismo do Estado, além de apoiar o desenvolvimento de novos observatórios, ampliar o alcance do monitoramento de dados e gerar inteligência de mercado. A Setur-SP é membro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT).

 

"Com essa base de conhecimento, o turismo paulista avança, conseguimos analisar cada município e transformar o potencial em potência turística. Com a Rede, vamos conseguir um desenvolvimento mais inteligente e focado tanto em impactos econômicos quanto ambientais e socioculturais", disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens. 

 

A Setur-SP participa da ABAV com um estande de 150m², promovendo os destinos paulistas, com 17 postos de atendimento de regiões turísticas do estado e parceiros e ativações gastronômicas, oferecendo aos visitantes o tradicional lanche de mortadela de São Paulo e o famoso café de Torrinha, do interior do Estado. Os visitantes da ABAV poderão participar de uma ativação de pintura com ícones e destinos paulistas no estande da pasta. Ainda no espaço, serão exibidos vídeos promocionais do Estado. 

 

 

A ABAV Expo reúne agentes de viagens, operadores de turismo, destinos nacionais e internacionais, meios de hospedagem, companhias aéreas, cruzeiros e mais para apresentar as novidades do setor e promover novos negócios. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SP

8.200 estudantes já foram contratados como estagiários do BEEM

SP

SP é líder em atrações certificadas ligadas ao turismo de aventura

SEGURANÇA ALIMENTAR

Custo da cesta básica cai em 22 capitais em setembro

2
Entre em nosso grupo