Terça, 09 de Junho de 2026

DólarR$ 5,20

EuroR$ 6,00

Santos

26ºC

SANTOS

Santos sedia Encontro das Cidades ODS e promove programação com debates, feira e passeio ciclístico

Evento gratuito nos dias 15 e 16 de maio reúne especialistas de todo o país e amplia discussão sobre a Agenda 2030

Da Redação

08/05/2026 - sexta às 17h00

Santos será palco, nos dias 15 e 16 de maio, do 2º Encontro das Cidades ODS, iniciativa que reúne representantes de municípios, especialistas e instituições de diferentes regiões do Brasil para debater estratégias voltadas à implementação da Agenda 2030. Das 9h às 18h, a programação acontece no Parque Valongo e posiciona a cidade como um dos principais centros de discussão sobre desenvolvimento sustentável no país.

 

O encontro se propõe a ser um espaço de diálogo e cooperação entre gestores públicos, organizações e sociedade civil, destacando o papel das cidades na territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Durante os dois dias, o público terá acesso a uma agenda diversificada, organizada em painéis, palestras, Feira ODS e atividades culturais.

 

Nos painéis, autoridades federais, estaduais e municipais se unem a especialistas para discutir caminhos e soluções relacionadas à sustentabilidade. Entre os participantes confirmados estão Zuleica Goulart, do Programa Cidades Sustentáveis; Lavito Bacarissa, da Comissão Nacional dos ODS; Lelê Culpi, da Casa Civil do Paraná; a prefeita Sheila Lemos, de Vitória da Conquista (BA); o prefeito Clei Rodrigues, de Gravatal (SC); Luanda Cordeiro, do Pacto Global da ONU; e Cassio Richter Júnior, da Caixa Econômica Federal.

As palestras abordarão temas ambientais, sociais, inovação e gestão pública, com a participação de nomes como Márcio Cruz, do Sebrae Santos; Ricardo de Oliveira, do Sebrae Vale do Ribeira; Eduardo Vianna, da ACMD; Thammy Weis, do Instituto Querô; Rogério Iorio, do IBDN; Ludmila Araújo, da Prefeitura de Vitória da Conquista; e Sandra Godói, da Prefeitura de Cubatão.

A Feira ODS reunirá artesãos que trabalham com materiais reciclados, entidades ambientais e sociais, feira vegana, projetos de inovação, além da apresentação dos games vencedores do Desafio ODS e iniciativas voltadas a pessoas com deficiência, com exposições de instituições que atuam na área.

A programação cultural inclui apresentações de capoeira acessível, batalha de rimas com temática ODS e intervenções artísticas como o personagem Seu Cara de Papel, além da participação de Dr. ONU e Omar, o Ambulante. O público também poderá conferir as exposições “18 Objetivos e 18 Artistas para Mudar o Mundo” e “18 Poemas para Mudar o Mundo”.

A cerimônia de abertura será conduzida por Mavi Brilhante, ativista ambiental de 13 anos, reconhecida internacionalmente por sua atuação em conferências climáticas globais, onde representou a juventude brasileira.

Dentro da programação, um dos destaques é o “Pedalando com os ODS”, passeio ciclístico que acontece na manhã do dia 16. A concentração será na Praça Mauá, a partir das 7h, com retirada de kits no local a partir das 8h. O trajeto segue pelo Centro Histórico até o Parque Valongo, integrando esporte, mobilidade e conscientização ambiental.

A atividade busca incentivar hábitos saudáveis e ampliar o engajamento da população com os ODS, promovendo uma experiência que conecta prática esportiva e reflexão sobre questões ambientais e sociais. Ao final do percurso, os participantes se integram à programação do encontro.

O evento também adota diretrizes sustentáveis, como neutralização de carbono e redução de resíduos, alinhando prática e discurso em torno da Agenda 2030.

O 2º Encontro das Cidades ODS é realizado pela NPI – Agência de Projetos Incentivados, com patrocínio master da Transbrasa, por meio do Promicult. Conta com apoio do DEPODS/OC da Prefeitura de Santos, Movimento ODS Santos, Associação Comercial de Santos, Soamar, CultivoTech, Via Green, Nita e DP World, além de apoio institucional do Programa Cidades Sustentáveis, da Santos Press, da DPW, da Comissão Nacional dos ODS da Secretaria-Geral da Presidência da República, da Autoridade Portuária de Santos e do Governo Federal.

Aberto ao público, o evento busca ampliar o debate sobre soluções locais para desafios globais, reforçando o papel das cidades na construção de um futuro mais sustentável.

Serviço
Encontro das Cidades ODS
Datas: 15 e 16 de maio
Horário: das 9h às 18h
Local: Parque Valongo (Av. Antônio Prado, s/nº – Valongo – Santos/SP)

Pedalando com os ODS
Data: 16 de maio
Concentração: Praça Mauá – Santos/SP
Horário: a partir das 7h (retirada de kit a partir das 8h)
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7_Bz-P1AShk0RkKGPwK-IYlCqJvFv3dev-Siy

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SÃO VICENTE

Complexo Penal de São Vicente apreende droga em refeição trazida por familiar de preso

SP

Cetesb apresenta nova sinalização de balneabilidade no litoral paulista

CUBATÃO

Braskem realiza primeira edição de 2026 do Plastitroque em Cubatão

2
Entre em nosso grupo