EM 1 SEMANA
Medida foi adotada para preservar o nível dos mananciais que abastecem a capital e a Grande SP
Da Redação
19/10/2025 - domingo às 06h00
A redução da pressão noturna na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) economizou 4,9 bilhões de litros de água entre os dias 8 e 14 de outubro. Essa economia é o equivalente ao consumo de 860 mil pessoas durante um mês - ou o quanto a cidade de Santos consome de água durante dois meses.
A economia é 75% maior que a registrada na primeira semana de adoção da medida, no final de setembro, quando foram poupados 2,8 bilhões de litros.
Desde que foi implementada, em 27 de agosto, a medida economizou mais de 22 bilhões de litros de água, quantidade suficiente para abastecer as cidades de São Bernardo, Santo André, Mauá e Diadema, no ABC, por 30 dias.
A redução da pressão foi adotada em 27 de agosto por determinação da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) e é feita no período noturno, quando há menor consumo pela população. O objetivo é preservar os mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, que vive a estiagem mais severa dos últimos dez anos.
Entre os dias 27 de agosto e 21 de setembro, a redução era de oito horas, começando às 21h e encerrando às 5h. A partir do dia 22 de setembro, o horário foi ampliado em duas horas, começando às 19h e acabando às 5h.
A Companhia reitera que os imóveis que possuem caixa-d'água com tamanho adequado para seu padrão de consumo, como previsto no Decreto Estadual 12.342/78, não devem sentir os efeitos. A empresa lembra ainda a importância do uso consciente da água por toda a população.
Confira algumas dicas:
1. Tome banhos mais curtos;
2. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
3. Evite usar a mangueira, prefira um balde com água;
4. Lembre-se de usar vassoura e balde com água, não a mangueira;
5. Dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
6. Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
Confira todas as dicas em Link
Sobre a Sabesp
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 377 municípios paulistas e atende 28 milhões de habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil. A Companhia vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, com isso, planeja proporcionar dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.
Deixe a sua opinião
ver todos