Quinta, 20 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,33

EuroR$ 6,14

Santos

21ºC

PRAIA GRANDE

PG publica edital de seleção para 18 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida

Empreendimento fica no Bairro Esmeralda. Regras de seleção estão no edital Sehab 01/2025

Da Redação

20/11/2025 - quinta às 17h00

A Prefeitura de Praia Grande publicou o edital de seleção para 18  unidades habitacionais de interesse social do Programa Minha Casa,  Minha Vida (MCMV). O empreendimento fica localizado no Bairro  Esmeralda. As regras de todo o processo estão no edital Sehab 01/2025  e atendem a portaria 738/2024 do Ministério das Cidades.

 

O edital completo pode ser acessado pelos interessados através do  link:  https://plenussistemas.dioenet.com.br/uploads/view/31887?utm_edicao=224.  Também podem ser obtidas informações com a Secretaria de Habitação  (Sehab) da Prefeitura de Praia Grande no telefone: 3496-2033.

 

Para participar da seleção os interessados devem realizar o cadastro  ou atualização cadastral, de 8 de dezembro até 4 de janeiro de 2026. O  procedimento ocorre de forma online através do site da Prefeitura de  Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br). A Sehab destaca ainda que  mesmo quem já possui cadastro é obrigatória a atualização, já que  existem novas informações que deverão ser preenchidas e que serão  utilizadas na priorização das famílias.

 

De acordo com a legislação vigente do MCMV, a escolha das famílias  ocorrerá em duas fases. A primeira etapa é a da elegibilidade, que  seleciona quem pode ou não participar, conforme as regras do programa.

 

Já a segunda está voltada a hierarquização que indicará as famílias  que foram pré-selecionadas como titulares e suplentes para o  empreendimento, conforme o atendimento do maior número de critérios  que indicará o grau de vulnerabilidade da família e determinará a  posição de cada beneficiário na lista de atendimento. Em caso de  empate é priorizado o titular com maior idade.

 

“É importante informar também que a seleção não é mais realizada  através de sorteio e sim pela hierarquização”, comentou o secretário  de Habitação da Prefeitura de Praia Grande, Fabrício Menezes de Paula.

 

Critério de proximidade – A Sehab chama a atenção ainda para outra  mudança importante no processo de seleção. Trata-se da adoção do  critério de proximidade, que prioriza as famílias que residam nos  bairros do entorno dos empreendimentos. Desta forma, o MCMV busca  reduzir o impacto da mudança territorial das famílias, evitando  alterações em escolas, unidades de saúde, trabalho e até mesmo a rede  apoio. Assim, será dado preferência para as famílias que moram perto  das novas unidades habitacionais de interesse social.

 

Convocação – Após as etapas iniciais, as famílias selecionadas como  titulares e suplentes serão convocadas para entregar a documentação  exigida. Na sequência ocorrerá o encaminhamento do material por parte  da Sehab para aprovação da Caixa Econômica Federal.

“Essa seleção será a primeira a ser realizada nas novas regras do MCMV  e, ao longo de 2026, teremos outras seleções para empreendimentos nos  bairros Esmeralda e Santa Marina”, afirmou o secretário de Habitação.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SÃO VICENTE

Kayo Amado participa de painel sobre Cosip e palestra na FNP

MORADIA

Garantido por Paulo Alexandre Barbosa enquanto prefeito, Santos I é entregue

SEGURANÇA PÚBLICA

CPP de Mongaguá apreende maconha com visitante de detento

2
Entre em nosso grupo