Sexta, 26 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,35

EuroR$ 6,25

Santos

18ºC

Empreendedorismo

Mercadão dos Óculos apresenta modelo de microfranquia em contêiner na Feira do Empreendedor 2025

Investimento é a partir de R$ 99 mil; rede de óticas já conta com 750 lojas

Da Redação

26/09/2025 - sexta às 18h00

O Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores redes de franquias do Brasil e a mais premiada do setor óptico, anuncia a participação na Feira do Empreendedor 2025 do Sebrae-SP, que acontece entre os dias 15 e 18 de outubro, na rodovia dos Imigrantes, 1, quilômetro 5, no bairro Vila Água Funda.

Na ocasião, a rede de óticas Mercadão dos Óculos apresentará seus quatro modelos de negócio, com destaque para o recente lançamento: a microfranquia em formato contêiner, com investimento inicial a partir de R$ 99 mil.

O novo modelo alia praticidade, mobilidade e baixo custo operacional, permitindo que franqueados operem em pontos estratégicos e de grande circulação, como centros comerciais, bairros residenciais, postos de gasolina e até regiões sazonais, como cidades litorâneas no verão. Com estrutura de 16m² entregue pronta para operar, basta um ponto de energia elétrica para que a unidade esteja em funcionamento, eliminando obras e acelerando o tempo de implantação.

Segundo Gustavo Freitas, CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos, o modelo “plug and play” foi pensado para empreendedores que desejam testar novas praças com baixo risco, maior flexibilidade e agilidade. Além disso, a mobilidade do container permite acompanhar o fluxo de clientes ao longo do ano, tornando-se uma solução acessível e de alto potencial de visibilidade da marca.

“Queremos mostrar que é possível empreender no setor óptico com investimento acessível, tecnologia, inovação e, acima de tudo, um modelo que democratiza o acesso a óculos de qualidade em qualquer região do Brasil”, destaca Freitas.

 

De pequenas a grandes cidades
Atualmente a rede de óticas Mercadão dos Óculos conta com cerca de 750 franquias e oferece quatro opções de investimentos: o contêiner já mencionado; o super fit (R$ 179 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit (R$ 214 mil), com até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 247 mil), para municípios de médio e grande porte.

“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital, levando acessibilidade e qualidade visual para consumidores de diferentes perfis e localidades”, explica Freitas.

“Nossa presença abrangente reflete o compromisso em democratizar o acesso a óculos de qualidade, com preços competitivos e serviços personalizados que atendem tanto grandes centros urbanos quanto pequenas cidades”, diz.

Segundo a ABF, o setor cresceu 13,5% em 2024 em comparação com 2023, faturando R$ 273 bilhões. Já o segmento de saúde, beleza e bem-estar, do qual a rede de óticas Mercadão dos Óculos faz parte, subiu 16,5%, com faturamento de R$ 64,8 bilhões.

 

Inovação e internacionalização
Todos os anos, a rede de óticas Mercadão dos Óculos investe em tecnologia. Está em fase de implementação um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).

A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Freitas, da rede de óticas Mercadão dos Óculos.

Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos iniciou um processo de internacionalização de franquias, em Portugal. Antes disso, pilotou três unidades próprias no país: duas na cidade do Porto e uma em Lisboa.

Para ser um franqueado da rede de óticas Mercadão dos Óculos em Portugal, o investimento é a partir de € 70 mil (R$ 420 mil), incluso taxa de franquia, mobiliário e estoque inicial. O tíquete médio é entre € 90 e € 100 (R$ 541 e R$ 602) e o retorno do investimento entre 20 e 24 meses. De acordo com Freitas, o objetivo é chegar a 10 franquias no país até o final de 2025.

 

Prêmios e certificações
A rede de óticas Mercadão dos Óculos já recebeu por sete vezes o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.

Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu por nove vezes Cinco Estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.

 

Como adquirir uma unidade
Para adquirir uma franquia da rede de óticas Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 99 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses.

Visite a página https://institucional.mercadaodosoculos.com.br/expansao-franquia/ e conheça as vantagens de ser um franqueado Mercadão dos Óculos.

 

Ficha técnica Contêiner
Investimento: a partir de R$ 99 mil
Taxa de franquia: R$ 23 mil
Area média para instalação: 16m²
Faturamento médio anual: R$ 410 mil
Lucro médio mensal: de 15% a 18% do faturamento
Prazo médio para retorno: 18 meses

Ficha técnica Super Fit (cidades com até 15 mil habitantes)
Investimento: A partir de R$ 179 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Area média para instalação: 20m² a 25m²
Faturamento médio anual: R$ 600 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 10 meses a 13 meses

Ficha técnica Fit (cidades com até 30 mil habitantes)
Investimento: R$ 214 mil
Taxa de franquia: R$ 55 mil
Área média para Instalação: 25m² a 45m²
Faturamento médio anual: R$ 800 mil
Lucro médio mensal: de 20% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 11 meses a 13 meses²

Ficha técnica Tradicional (cidades acima de 30 mil habitantes)
Investimento: a partir R$ 247 mil
Taxa de franquia: de 55 mil a 75 mil
Área média para Instalação: 40m² a 70m²
Tipo de negócio: Ótica
Ano de fundação: 2012
Ano de fundação do franchising: 2013
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 0
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento médio anual: R$ 1 milhão
Lucro médio mensal: de 18% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 13 meses a 18 meses

 

Sobre o Mercadão dos Óculos
O Mercadão dos Óculos é uma rede de óticas com cerca de 750 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional. Em 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023 e 2025, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para outras informações, acesse www.mercadaodosoculos.com.br

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SP

Ecovias Leste Paulista realiza obras de conservação em todos os trechos de concessão

SP

Sabesp leva tratamento de esgoto para 44 mil moradores de Guarulhos e reduz poluição no Tietê

Peruíbe

CULTSP PRO realiza mostra de games em Peruíbe

2
Entre em nosso grupo