PRIVATIZAÇÃO
Consórcio Acqua Vias SP foi o vencedor e será responsável pelos serviços de transporte coletivo aquaviário intermunicipal por 20 anos
Da Redação
13/11/2025 - quinta às 20h17
Foi realizado hoje, na B3, o leilão do Governo do Estado de São Paulo para a concessão patrocinada do sistema de Travessias Hídricas de São Paulo.
O Consórcio Acqua Vias SP, composto BK Consultoria E Serviços Ltda.; Internacional Marítima Ltda.; Rodonave Navegações Ltda; Zetta Infraestrutura e Participações S.A.; Innovia Soluções Inteligentes Ltda. foi o vencedor e será responsável pelo serviço público de transporte coletivo aquaviário intermunicipal de veículos e passageiros no âmbito do Sistema de Travessias Paulistas do Estado. A empresa apresentou desconto de 12,60% sobre o valor estimado de referência do edital, que previa contraprestação anual média de R$ 461,18 milhões.
Serão oito travessias operadas pelo Departamento Hidroviário nas regiões Norte, Centro e Sul do litoral paulista; o sistema de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), que conta com três balsas para atender a Região Metropolitana de São Paulo – Bororé, Taquacetuba e João Basso -; e o serviço de balsa no reservatório de Paraibuna, com três travessias na região do Vale do Paraíba: Porto Paraitinga, Porto Natividade da Serra, e Porto Varginha.
São estimados investimentos de R$ 2,5 bilhões ao longo dos 20 anos de concessão.
Para Tarcísio de Freitas, governador do Estado de São Paulo, "além de um serviço de mais qualidade para os usuários que dependem das embarcações, com esse leilão temos criação de empregos, claro benefício ao meio ambiente com 41 balsas elétricas e a confiança do setor privado que só cresce no estado".
"O mais importante é o efeito social que esse projeto vai trazer para a população. Vamos triplicar a capacidade de transporte, eliminar um grande gargalo e beneficiar diretamente os usuários, com um serviço melhor, mais eficiente, mais confortável e com menor impacto ao meio ambiente. Será também um grande vetor de desenvolvimento sustentável para as regiões atendidas", afirmou o secretário de estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
"Agradecemos a confiança do Governo do Estado de São Paulo que reconhece a credibilidade e a capacidade da B3 para auxiliá-los em mais um processo de concessão de serviço para a iniciativa privada, promovendo o encontro de bons projetos a investidores, em prol do desenvolvimento do nosso país", disse Rogerio Santana, diretor de Relacionamento com Clientes e Governança em Licitações da B3.
Clique aqui e assista ao vídeo do leilão.
Sobre a B3
A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.
Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.
Deixe a sua opinião
ver todos