Terça, 09 de Junho de 2026

DólarR$ 5,20

EuroR$ 6,00

Santos

26ºC

SP

Governo de SP sanciona lei que reajusta piso salarial paulista para R$ 1.874, alta de 46% em 4 anos

Medida atualiza valor para R$ 1.874,36 e vale para categorias sem piso definido por lei federal ou negociação coletiva

Da Redação

29/05/2026 - sexta às 11h00

O governador Tarcísio de Freitas sancionou nesta quinta-feira (28) a lei que reajusta o piso salarial paulista para R$ 1.874,36. O valor representa um aumento nominal de 46% sobre o piso pago em 2022, de R$ 1.284. A nova lei entra em vigor no primeiro dia do mês seguinte ao da publicação.

Com a sanção, o salário mínimo paulista passa a ser 15,6% maior em relação ao atual piso nacional, que é de R$ 1.621. A diferença de R$ 253 representa um diferencial que reflete o impacto positivo da política paulista de proteção à renda.

 

O reajuste de 46% desde 2022 garante desempenho melhor que o nacional, que teve aumento nominal de 33,7% no mesmo intervalo. O piso paulista mais que dobrou em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 19,5% no período.

O piso paulista vale para trabalhadores de categorias que não têm salário mínimo profissional definido por lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho. 

 

A medida abrange funções como trabalhadores domésticos, cuidadores de idosos e de pessoas com deficiência, serventes, trabalhadores agropecuários, auxiliares de serviços gerais, vendedores, garçons, motoboys, pedreiros, encanadores, pintores, operadores de telemarketing e trabalhadores de limpeza e conservação, entre outras atividades.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SÃO VICENTE

Complexo Penal de São Vicente apreende droga em refeição trazida por familiar de preso

SP

Cetesb apresenta nova sinalização de balneabilidade no litoral paulista

CUBATÃO

Braskem realiza primeira edição de 2026 do Plastitroque em Cubatão

2
Entre em nosso grupo