Quarta, 19 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,33

EuroR$ 6,15

Santos

23ºC

MORADIA

Garantido por Paulo Alexandre Barbosa enquanto prefeito, Santos I é entregue

Foram entregues 50 unidades habitacionais do Conjunto Santos I Edifício Samara Faustino

Da Redação

19/11/2025 - quarta às 17h00

Um dos mais importantes projetos de moradia popular na Baixada Santista, o Conjunto Habitacional Santos I, encabeçado pela gestão de Paulo Alexandre Barbosa, foi inaugurado, em caráter oficial, nesta segunda-feira (17) após a entrega das primeiras chaves a seus novos moradores.


Ao todo, foram entregues 50 unidades habitacionais do Conjunto Santos I – Edifício Samara Faustino, que fica localizado na Rua Amador Bueno, 432, no Centro da Cidade.


Fruto de uma iniciativa que uniu a Prefeitura de Santos, o Governo do Estado, CDHU e a Cohab-Santista, o Santos I foi concebido por Paulo Alexandre Barbosa, ainda quando o mesmo era Prefeito, para ampliar a oferta de moradia digna na área histórica do município. 


"Estamos entregando o Conjunto Habitacional Santos I, o Edifício Samara Faustini, em uma homenagem a essa mulher batalhadora, que já não está mais entre nós, mas que foi presidente da Associação dos Cortiços do Centro de Santos e hoje é símbolo da luta por moradias populares na Baixada Santista", afirmou o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa.


Os apartamentos possuem área entre 40,66m² e 44,66m² e que contam com dois dormitórios, banheiro, sala, cozinha e área de serviço. As obras foram iniciadas em 2023.


Ao final de sua gestão como prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa entregou os conjuntos habitacionais Santos T, Santos O, Santos R e Caneleira 4. Ele também deixou em andamento os projetos do R2 e R3, Tancredo Neves III, Santos Y Bananal, Cubatão W/Z e Santos I, entregues à população durante seu mandato como deputado federal. Além disso, o Santos AB-Prainha, Parque Palafitas, Santos Z Jabaquara e Santos AD - Retrofit ainda serão finalizados. 


"Este é o resultado de um trabalho contínuo. Nos últimos três anos, foram realizadas 1370 regularizações fundiárias, com a entrega de escrituras de imóveis. Realizamos o trabalho na Área Continental, na Zona Noroeste e nos morros. Nosso objetivo é proporcionar dignidade, conforto e segurança jurídica aos santistas", disse o prefeito Rogério Santos.


Moradores se preparam para mudar


Presente durante a entrega das chaves, a auxiliar de serviços gerais, Josilane da Silva será uma das novas moradores do local e afirma que o empreendimento vai mudar sua vida de forma completa.

 

"É uma sensação maravilhosa, inexplicável, porque é um sonho. É um sonho realizado, é uma conquista. Até agora a ficha não caiu. Acho que só vai cair quando eu mudar mesmo, que eu estiver dentro da minha casa. Mas o sentimento é só de agradecimento, primeiro, a Deus, segundo, a esse projeto todo", concluiu.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SEGURANÇA PÚBLICA

CPP de Mongaguá apreende maconha com visitante de detento

FISCALIZAÇÃO

Receita Federal apreende 405 kg de cocaína no Porto de Santos

MEIO AMBIENTE

Sabesp recolhe 800 toneladas de lixo por mês das redes e estações de tratamento de esgoto

2
Entre em nosso grupo