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Asfalto do Rodoanel Norte tem a mesma tecnologia usada em pistas de Fórmula 1

Revestimento garante maior segurança, aderência e durabilidade no trecho que será entregue na próxima segunda (22) pelo Governo de São Paulo

Da Redação

23/12/2025 - terça às 17h00

O trecho norte do Rodoanel Mário Covas, que será inaugurado pelo Governo de SP na próxima segunda (22) e ligará as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, chega com uma inovação de padrão internacional: o uso do SMA (Stone Mastic Asphalt), o “asfalto com matriz de pedra”, a mesma tecnologia aplicada em pistas de Fórmula 1 e em rodovias de alto desempenho. O revestimento representa uma nova geração de pavimento, oferecendo maior aderência, conforto, resistência e vida útil em comparação aos asfaltos tradicionais.

O SMA constitui a última etapa do pavimento e tem acabamento mais granulado do que outros tipos de asfalto. É uma capa resistente que evita que o asfalto fique marcado pelas rodas dos automóveis ao longo do tempo. É o mesmo tipo de acabamento utilizado em algumas pistas de Fórmula 1, ou seja, rodovias de alto desempenho.

Na prática, isso se traduz em mais segurança e conforto para o motorista, que passa a dirigir em uma superfície mais regular por mais tempo, sem solavancos. Além disso, há um ganho na drenagem superficial e evita a aquaplanagem. 

Com a aplicação do SMA no trecho norte, o Rodoanel garante um pavimento de padrão internacional, projetado para reduzir ruído, ampliar a durabilidade, evitar deformações provocadas por calor e tráfego intenso e, sobretudo, oferecer uma rodovia mais segura ao motorista paulista.

A tecnologia se diferencia pela composição: o SMA utiliza componentes de alta qualidade que formam uma estrutura extremamente resistente à deformação. O material que liga os componentes do asfalto funciona como uma cola elástica, preenchendo os vazios estruturais e garantindo aderência, estabilidade e durabilidade superiores. 

Para garantir a qualidade do revestimento, a produção do SMA é realizada em usinas com controle rigoroso de dosagem e temperatura, incluindo tanto a planta própria da concessionária quanto fornecedores qualificados, todos submetidos ao mesmo padrão técnico e a verificações laboratoriais permanentes. A exceção fica por conta dos túneis do trecho, que utilizam pavimento rígido em concreto, solução mais segura para ambientes confinados.

As obras do Trecho Norte do Rodoanel foram retomadas em abril de 2024, com antecipação de cerca de seis meses em relação ao cronograma contratual, e atualmente empregam cerca de 5 mil profissionais. No total, devem ser gerados 10 mil empregos diretos e indiretos ao longo de todo o período de execução.

Com 44 quilômetros de extensão, o novo trecho vai interligar as cidades de São Paulo, Guarulhos e Arujá, completando o anel viário metropolitano e contribuindo para reduzir o tráfego pesado e melhorar a mobilidade urbana na região.

Com investimento total de R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 1,35 bilhão do Estado e R$ 2 bilhões da concessionária, o projeto é coordenado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), fiscalizado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a modernização da infraestrutura, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico do estado.

SP pra Toda Obra
O trecho do Rodoanel entregue pelo governador Tarcísio de Freitas integra o SP pra Toda Obra, programa do Governo de São Paulo que prevê melhorias em 21,2mil quilômetros de rodovias administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) e pelas concessionárias, com supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). O investimento de R$30,5bilhões, o maior da história do estado de São Paulo.

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