Sábado, 02 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,53

EuroR$ 6,41

Santos

14ºC

DE REPENTE 30

Neymar: em qual patamar do futebol mundial o craque brasileiro está aos seus 30 anos?

Em entrevista exclusiva, ídolos do Santos comentam sobre a carreira do Menino da Vila

Por Matheus Rodrigues - Redação BS9

05/02/2022 - sábado às 09h00

Veja os números estatísticos da carreira do atacante - (foto: Reuters)

Dribles, encantos, títulos, provocações, gols e samba, resumindo, mágica! Neymar chega aos 30 anos sendo amado e criticado ao mesmo tempo e o potencial que a sua carreira alcançou é colocada em cheque, dividindo opiniões.

Afinal, qual o patamar que o astro brasileiro ocupa no futebol mundial? Suas conquistas atuais já asseguram o seu nome na história do esporte?

De acordo com os ídolos santistas, Dorival Jr. e Léo, que conviveram com Neymar no início da carreira, o camisa 10 da Seleção Brasileira está entre os atletas mais importantes de todos os tempos.

"Acredito que o Neymar já tenha alcançado um reconhecimento mundial. Alcançou grandes títulos em todos os clubes que tenha passado, alcançou alguns títulos importantes pela Seleção Brasileira. É natural que ainda tenha objetivos maiores, tanto individualmente, quanto coletivamente, porém, neste momento existe, com certeza, um entendimento de que é um jogador excepcional, um jogador diferenciado, é como poucos. Eu fico na torcida para que ele, até o final, até o último momento, consiga alcançar todas os seus objetivos, até pela capacidade que possui e pelo potencial que tem. Não tenho dúvidas de que ele tem todos os quesitos possíveis para que possa finalizar sua carreira com todos os objetivos alcançados", diz o ex-treinador do Santos.

O ex-lateral esquerdo do Peixe, Léo, segue a mesma linha de raciocínio: "O Neymar é um dos grandes jogadores do futebol brasileiro e mundial. E já há alguns anos. Conquistou títulos importantes pelo Santos, Barcelona e Paris Sain-Germain, sempre como protagonista".

O atacante tem uma sala de troféus digna de respeito: Champions League e Libertadores com gol em ambas as finais, título com a Seleção Brasileira sendo o segundo maior artilheiro da história e conquistando o ouro inédito olímpico, mais de 400 gols e muitos outros recordes.

No entanto, o sonho de consumo é a Copa do Mundo e a edição do Catar realizada neste ano pode ser a última grande chance do atleta conquistar não apenas os continentes, mas o mundo. Mas, e se o Neymar não conseguir trazer o hexa para casa? Mancharia ou apagaria o seu legado?

Segundo os antigos companheiros da época de Santos não. Dorival afirma que o torneio não interfere: "Ele já alcançou um momento de equilíbrio e regularidade na sua carreira. Pode ser que conquiste ou pode ser que não venha a conquistar uma Copa do Mundo, mas ninguém pode negar tudo aquilo que ele já fez, tudo aquilo que ele já nos mostrou e que continuará fazendo por alguns anos, pelo biótipo, capacidade e qualidades. Enfim, é um jogador brilhante".

"Nos clubes e na Seleção Brasileira é um jogador que lidera pela sua técnica e pela vontade de querer ganhar sempre. Um cara querido e respeitado por todos os que estão no seu entorno", complementou Léo.

Na ocasião, o histórico camisa 3 do Santos mandou um recado para o Neymar, parabenizando-o pelo aniversário: "Meu querido Ney. Um feliz aniversário, com muita saúde, alegria e ainda mais vitórias na sua carreira e na sua vida. Você merece tudo de melhor. Grande abraço, meu amigo".

Menino da Vila
Neymar subiu para a equipe profissional do Santos em 2009 e desde então sempre teve muitos holofotes em cima de si. A grande expectativa criada em cima do garoto de apenas 17 anos foi concretizada. O Menino da Vila saiu da sua cidade rumo a Barcelona com três campeonatos estaduais, uma Copa do Brasil, uma Libertadores (sendo eleito Rei da América) e uma Recopa sulamericana. Além disso, mesmo atuando em solo nacional, Neymar já era referência absoluta na seleção canarinha.

Barcelona
Na Catalunha, o então camisa 11, viveu seu auge individual e principalmente coletivo ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez. Juntos o trio conhecido mundialmente como MSN dominou e encantou a Espanha e a Europa (porém, foi o maior rival, Real Madrid, que ergueu quatro taças da Liga dos Campeões em um período de cinco anos).

Escolheu Paris
Neymar decide deixar o comodismo no Barcelona para se aventurar em um novo projeto esportivo no Paris Saint Germain, no qual, ele seria o verdadeiro protagonista. Chegou para ser o camisa 10 que conhecemos, entretanto, fatores de turbulência extracampos se tornaram contínuos e as graves lesões atrapalharam diretamente no seu desempenho. Mesmo assim, conseguiu levar o PSG à final da Champions League, fato inédito na história do clube.

Histórico
O craque brasileiro é um adulto que nunca deixou de ser menino dentro de campo e os admiradores do bom futebol agradecem. Conquistou os principais títulos que almejava e ainda tem alguns anos de carreira pela frente para aumentar sua coleção. 

Sendo assim, é possível dizer que Neymar está no patamar mais alto do futebol, afinal, marcou fortemente uma geração (principalmente por não haver outros jogadores brasileiros do seu calibre) e se consolidou na Europa.

Estatísticas

Jogos: 662

Gols: 401 (136 gols pelo Santos, 105 gols pelo Barcelona, 90 gols pelo PSG e 70 gols pela Seleção Brasileira)

Assistências: 248

Hat-Tricks: 14

Maiores vítimas pelo Santos: Guarani (10), São Paulo (9) e Palmeiras (7)

Maiores vítimas pelo Barcelona: Villarreal (9), Athletic Bilbao (8) e PSG (7)

Maiores vítimas pelo PSG: Bordeaux (7), Rennes (6) e Angers (6)

Maiores vítimas pela Seleção Brasileira: Japão (8), Peru (6) e Estados Unidos (5)

Títulos: 29 (além do Ouro Olímpico)

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SURF EM SÃO VICENTE

Surf Inclusivo mergulha no Itararé e conecta pessoas com deficiência ao mar de São Vicente

BAIXADA NO TOPO

Santos e Praia Grande fazem dobradinha nos Jogos Regionais

FUTEBOL

Após recesso, base do Jabuca volta a campo pelo Paulista neste sábado na Caneleira

2
Entre em nosso grupo