Quinta, 25 de Junho de 2026

DólarR$ 5,20

EuroR$ 5,90

Santos

14ºC

Esporte

Goleira formada em projeto beneficiado pela Lei Paulista assina com o Fluminense

Angelina Cardoso tem experiência na linha e sonha em bater falta e pênalti

Da Redação

08/10/2025 - quarta às 17h00

A Escola de Goleiros Camisa 1, projeto beneficiado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, está em clima de despedida. A partir da próxima semana, Angelina Cardoso, uma das alunas mais talentosas e com mais tempo de casa, viaja para o Rio de Janeiro para dar mais um passo rumo ao sonho de jogar profissionalmente.

A jovem de 17 anos jogará no sub-20 do Fluminense. Por indicação de Vander Batistella, idealizador do Camisa 1, a atleta passou por um período de testes no Flu. Foi aprovada e assinou contrato.

"Os dias de testes no Fluminense foram difíceis. Tudo muito novo, coisas que eu ainda não havia experimentado no futebol. Mas foi gostoso. Agora é trabalhar para dar tudo certo nessa nova fase", afirma Angelina, que em novembro retorna a São Paulo para a disputa da Copa SP sub-20.

O futebol nunca foi novidade para Angelina. Ela joga bola desde criança. Começou na linha, mas aos poucos foi cedendo às luvas. "Jogava com meninos, mas às vezes o jogo ficava mais pegado, aí eu ia pro gol. Gostava de defender os chutes."

Natural de Piracicaba, Angelina conheceu a Escola de Goleiros, que opera na vizinha Americana, aos 8 anos. E foi lá que ela aprendeu tudo sobre a posição.

"A Escola de Goleiros é a minha base, o lugar que me deu estrutura para crescer como atleta e pessoa. É um lugar muito acolhedor. Fez eu ser que eu sou hoje", conta a atleta.

O fato de ter lastro como jogadora de linha é um trunfo para Angelina. Atacante nas horas vagas, ela espera aprimorar as técnicas de bola parada no Fluminense para quebrar um tabu: tornar-se uma goleira artilheira.

"Sou boa com a bola nos pés e isso é importante no futebol atual. Sei dar um passe, controlar a bola, iniciar uma jogada. Sonho em ser para o futebol feminino o que o Rogério Ceni foi para o futebol masculino: um goleiro artilheiro. Além de defender os ataques, quero sim bater falta e pênalti", destaca.

Escola de Goleiros Camisa 1

Há seis anos captando via Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, a Escola de Goleiros Camisa 1 já atendeu gratuitamente desde 2005, quando iniciou suas atividades, mais de 4,5 mil crianças e jovens dos municípios de Americana, Sumaré, Santa Bárbara D'Oeste, Limeira, Piracicaba e Nova Odessa. Entre os atletas com projeção revelados pelo projeto estão Léo Aragão, do Cruzeiro, e Daniel Fuzato, do Vasco da Gama. 

Hoje, são 150 alunos matriculados com idade entre 7 e 17 anos, de ambos os sexos, treinando às segundas, quartas e sextas. Mais informações em @camisa1oficial no Instagram.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

PRAIA GRANDE

Vôlei de praia garante as primeiras vitórias do Time PG nos Jogos Regionais

COPA DO MUNDO

Primeiros classificados para os 16 avos da Copa do Mundo 2026 são definidos

SÃO VICENTE

De São Vicente para o mundo, skatista ajuda a manter viva a cultura do esporte em São Vicente

2
Entre em nosso grupo