Domingo, 26 de Maio de 2024

DólarR$ 5,16

EuroR$ 5,60

Santos

18ºC

DESTAQUE

Cruyff Court Pelé é inaugurado em Santos e reúne os legados de dois ícones do futebol

A cidade de Santos, sede do Santos FC - um dos clubes mais célebres do Brasil e onde Pelé e outros grandes nomes do futebol praticaram o seu futebol - foi escolhida como cenário para o mais recente Cruyff Court

da Redação BS9 - Victor Persico

13/12/2023 - quarta às 16h44

A nova instalação assinala o marco do 300º Cruyff Court em todo o mundo e terá um enorme impacto numa comunidade vulnerável - Divulgação

A Fundação Johan Cruyff inaugurou hoje o Cruyff Court Pelé em Santos (São Paulo, Brasil), numa cerimônia comovente que prestou homenagem a duas lendas do futebol. Esta nova instalação marca a inauguração do 300º Cruyff Court no mundo e causará impacto significativo no Dique da Vila Gilda, um dos bairros mais socialmente vulneráveis de Santos. Susila Cruyff, filha de Johan Cruyff e membro do conselho da Fundação Cruyff, participou do evento de inauguração, que foi uma celebração festiva e entusiasmada da favela, com crianças locais participando de jogos de futebol. 

A cidade de Santos, sede do Santos FC - um dos clubes mais célebres do Brasil e onde Pelé e outros grandes nomes do futebol praticaram o seu futebol - foi escolhida como cenário para o mais recente Cruyff Court. Resultado de uma colaboração entre a Fundação Cruyff, a UEFA Foundation for Children, o Instituto Plataforma Brasil – IPB e o Instituto Arte no Dique, o novo espaço irá atender crianças e jovens dos bairros locais diretamente afetados pela falta de atividades socioeducativas na favela, que é a maior comunidade de palafitas da América Latina. 

Susila Cruyff falou sobre a forma como o Cruyff Court Pelé irá beneficiar crianças e jovens para os quais o esporte não é uma garantia na vida: "O meu pai sempre teve uma ligação especial com Pelé, e é por sorte ou coincidência que estamos aqui para inaugurar o 300º Cruyff Court em nome de ambos. Eles tiveram uma origem semelhante, começaram a jogar nas ruas, foram futebolistas autodidatas e continuam na memória das pessoas como lendas. Podem ser uma grande inspiração para esta região.

creditamos realmente que este campo poderá ser uma experiência que mudará a vida destas crianças, e será positivo para a comunidade."

O Secretário-Geral da UEFA Foundation for Children, Urs Kluser, disse: “A UEFA Foundation for Children está muito orgulhosa em apoiar a Fundação Johan Cruyff na abertura do seu 300º campo. Tal como os anteriores [este é o quinto], o campo é um grande apoio para a comunidade e para as crianças, que terão um local seguro para brincar. Ao mesmo tempo, este campo é especial, não só porque é o 300º campo, mas também porque vai representar os nomes de duas lendas: Cruyff e Pelé."

Tanto Johan como Pelé aprenderam tudo sobre o futebol nas ruas, o que servirá de grande inspiração para as crianças locais que utilizarão as instalações. Johan Cruyff acreditava no poder do esporte e na sua influência no desenvolvimento das crianças e dos jovens. De fato, esses valores estão na essência da sua fundação, uma organização empenhada em criar espaços para crianças de todo o mundo se desenvolverem física, mental e socialmente, ao mesmo tempo que constrói alianças com parceiros locais que partilham as mesmas ideias. 

Este projeto conta com a parceria da Fundação Cruyff e do Instituto Plataforma Brasil - IPB, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que incentiva os jovens a assumirem papéis de liderança na transformação das comunidades onde vivem. "Oferecer o melhor possível a quem mais precisa provoca um movimento de mudança que tem o Cruyff Court como ponto de partida e se expande a partir daí. Dessa forma, é possível contribuir para o desenvolvimento pessoal das crianças da comunidade e para uma sociedade mais justa. Isso é maravilhoso!", afirmou Joëlke Offringa, presidente do IPB.

Outro parceiro local foi o Instituto Arte no Dique, que também é uma instituição da sociedade civil sem fins lucrativos que tem desenvolvido um importante trabalho sociocultural com a população do Dique da Vila Gilda desde 2002. “O Cruyff Court Pelé será de fundamental importância para a comunidade da Vila Gilda e para fazer total diferença na região.", diz José Virgílio Leal de Figueiredo, presidente do Instituto Arte no Dique.

O Cruyff Court é uma plataforma social que utiliza o esporte e as 14 regras de Johan Cruyff para proporcionar às crianças e aos jovens um desenvolvimento integral, uma formação para a inclusão e a cidadania, e uma oportunidade de aumentar as suas perspectivas de um futuro socioafetivo equilibrado, baseado em relações de respeito desenvolvidas num ambiente seguro.

A Fundação Cruyff desenvolve projetos em mais de 20 países em todo o mundo. O Cruyff Court Pelé assinala o marco do 300º Cruyff Court no mundo e o quarto no Brasil. Neste projeto específico, 14 treinadores locais receberam formação para se tornarem treinadores “Cruyffianos” durante um curso de dois dias (6 e 7 de dezembro), que lhes ensinou tudo sobre a filosofia de Johan Cruyff, incluindo as 14 regras, que podem ser utilizadas para motivar as crianças. 

A Fundação Pelé, que abraçou a ideia de homenagem, através do agente do Pelé, Joe Fraga, disse: "As oportunidades que o Cruyff Court Pelé trará a esta comunidade e, mais especificamente, às crianças de Santos, continuarão a consolidar o incrível legado de dois dos maiores jogadores da história. O vínculo entre Johan e Edson ficou tão forte como nunca com esta 300ª quadra. A Fundação Pelé tem a honra de se associar à Fundação Cruyff neste projeto tão especial e inspirador."

Outros importantes parceiros locais são a Prefeitura de Santos, a COHAB Santista e as empresas Vopak WeConnect, Signify, AkzoNobel e o Parque Balneário Hotel Santos. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ESPORTES

Pentacampeão e tetracampeão mundial celebram 33º aniversário de Bertioga no Selesim 2024

COPA-BRASIL

Veja quanto os clubes faturaram ao avançar às oitavas da Copa do Brasil

ESPORTES

Rodada semanal masculina do Campeonato Brasileiro de Hóquei acontecerá nos 25 e 26 de maio

2
Entre em nosso grupo